Se alguém sabe o que é "alcance orgânico" e por que ele está sendo varrido do Facebook, por favor, curta esta postagem e passe à outro tema. Mas se não sabe ainda, é só prosseguir a leitura e compartilhar ao final.
Uma das mais populares redes sociais do momento - o Facebook - decidiu alterar suas normas internas para reduzir drasticamente o alcance orgânico de suas postagens, isto é, o "número de seguidores que recebe as atualizações [de um perfil] sem o pagamento de taxas", de modo que ele chegue a zero (http://oglobo.globo.com/tecnologia/facebook-reduz-alcance-organico-das-paginas-11968134).
Globalmente falando, tem havido uma redução da ordem de "50% no alcance orgânico entre outubro
de 2012 e fevereiro deste ano". Tudo isso porque, de acordo com o manual do capitalismo avançado volume 1, dotado à risca pela empresa de Mark Zuckerberg, o que é de graça acaba sempre saindo caro. De acordo com o novo entendimento da casa, "qualquer usuário pode 'promover' suas postagens com o pagamento de
taxas, então não faz sentido liberar o alcance orgânico para toda a base
de seguidores de uma página". Ou seja: por que oferecer de graça o que pode ser vendido?
A resposta é fácil. Ávido por agradar os grandes investidores, desde que a empresa passou a ter ações na bolsa de valores, e por aumentar a lucratividade da rede, as restrições passam a ter consequências diretas para as entidades sem fins lucrativos: "a medida afeta diretamente os pequenos negócios e páginas de
organizações sem fins lucrativos ou de movimentos sociais. Uma marca
como a Nike, com 17 milhões de 'likes', tem alcance orgânico de 170 mil
seguidores, que compartilham as atualizações, aumentando ainda mais o
alcance. Mas o restaurante da esquina não consegue mais compartilhar o
cardápio do dia com todos os seus seguidores."
Ou seja, se você já se sentia pobre e desprestigiado por movimentar o perfil de uma entidade sem fins lucrativos, a única saída, em breve, será curtir este comentário. Porque compartilhar gratuitamente, só se for sua tristeza e, ainda assim, sem utilizar nenhuma ferramenta do Facebook.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
terça-feira, 25 de março de 2014
Alcance orgânico
Libellés :
alcance orgânico,
compartilhar,
curtir,
Facebook.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário