Ok, eu hoje vou dar um tempo no blablablá cotidiano para recomendar uma leitura que pode fazer toda a diferença: matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo online reúne recomendações úteis e interessante sobre compartilhamento de fotos dos filhos para mães e pais desavisados e sem noção das coisas (http://maternar.blogfolha.uol.com.br/2014/03/19/erros-que-cometemos-ao-publicar-fotos-de-nossos-filhos-na-internet-saiba-como-evita-los/).
A matéria é honesta e mostra o quanto somos despreparados - como pais e mães, mas também como tios e primos - para lidar com os riscos de hiper-exposição infantil na Internet.
Eis aqui algumas das recomendações:
a) nunca postar fotos em que as crianças aparecem nuas, pois elas são um prato cheio para pedófilos;
b) não postar fotos de crianças com o uniforme da escola ou dar detalhes da rotina diária, para não alimentar o banco de dados de pessoas má intencionadas;
c) evitar postar fotos embaraçosas de seus filhos, para que eles não sofram bullying.
A matéria é para ler, imprimir, guardar e compartilhar com conhecidos, já que quando o assunto é infância nas redes sociais, somos nós, de fato, os inocentes.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Utilidade pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário