Vou aproveitar e pegar carona no último comentário deste blog, que falava de uma nova dieta de emagrecimento pela consciência e pelo prazer de comer comida saudável. Com tanta receita de bem-viver disponível nos dias de hoje, nada mais natural do que todo mundo associar vida longa e saudável a uma dieta rigorosa, certo?
Bem, em termos. Em brevíssima notícia, apresentando as três pessoas mais velhas atualmente no mundo - todas elas mulheres que já completaram 115 anos de vida - a longevidade rima com hábitos alimentares e comportamentais um tanto quanto surpreendentes.
Publicada na edição de hoje no jornal O Globo online, a notícia divulga as identidades e preferências das três figuras mais longevas deste planeta (http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/as-ultimas-tres-pessoas-vivas-nascidas-no-seculo-xix-15806174).
A mais nova delas, a italiana Emma Morano, diz que relata que nunca usou drogas, mas que, do alto dos seus 115 anos, adora "comer três ovos por dia, acompanhados por
uma dose de um brandy caseiro, com alguns chocolates de vez em quando."
Já a família da americana Susannah Mushatt Jones conta que ela "nunca fumou ou ingeriu bebidas alcoólicas" ao longo dos seus 115 anos de idade, mas "churrasco de galinha e bacon" estão entre seus pratos prediletos.
Quanto à dieta da mais velha de todas, a também americana Jeralean Talley, só não ficamos sabendo de nenhum detalhe sórdido dela porque o texto da notícia foi cortado inadvertidamente (uma lástima!).
Pois é... Assim segue a vida: longa ou curta, mas sempre cheia de surpresas.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário