UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Camping versus Shiva: o grande duelo sobre o fim do mundo

terça-feira, 5 de abril de 2011

Camping versus Shiva: o grande duelo sobre o fim do mundo

Amantes de catástrofes naturais e hecatombes de grandes proporções: surpresa!!! O fim do mundo já tem data marcada: é no dia 21 de maio de 2011. Pelo menos, é este o prognóstico de uma seita norte-americana denominada "Family Radio", com sede inclusive no bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte. De acordo com o jornal online Hoje em Dia, o cálculo do dia D do Apocalipse teria sido refeito pelo líder espiritual Harold Camping com base em uma nova exegese dos escritos bíblicos (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/profeta-tenta-emplacar-fim-do-mundo-para-21-de-maio-1.262120).

Não quero aqui me repetir e dizer o quanto previsões catastróficas sobre o fim do mundo me surpreendem. É que já falei em outras ocasiões (17-03-11), neste mesmo blog, o quanto esse papo de um "fim" próximo nos leva a superdimensionar determinados fatos e eventos, em detrimento de outros. Mas vamos então deixar esse papo para lá. O viés que quero dar ao fim do mundo, na data de hoje, é outro.

A verdade, senhoras e senhores, é que a ideia de haver um dia (e quem sabe hora) marcado para o fim do mundo me agrada. Sério mesmo! Sabem por quê? Porque eu posso marcar encontros para antes ou depois do fim do mundo, dependendo das minhas reais expectativas.

Entrevistas para subemprego? Só mais para o final do dia 21 de maio, para ter o gostinho de ligar para empregador e dizer, aliviada: "aqui, o mundo tá acabando aqui em casa, então acho que não vai dar para ir na entrevista, não, falou?". Conversas longas sobre algo que já foi decidido e que você não quer voltar atrás? Claro! Marcarei todas para a manhã do dia 22, o "day after" que o Sr. Camping já me prometeu. Cobrança de dívida dos amigos? Deixarei todas com prazo de pagamento para o próprio dia 21 de maio. É que se acaso alguém me pagar, terei prazer em responder: "Você?!!! Me pagando?! Deve ser mesmo o fim do mundo!" Pelo menos assim, passo um fim de mundo mais divertido do que se tivesse sido pêga de surpresa num dia desses aí em 2012.

Claro está que a racionalidade moderna precisa realmente de dia marcado para perecer. A perspectiva de uma data precisa para a ruptura final nada mais é do que a suprema realização do próprio propósito moderno de romper (desta vez, "para sempre") com a ameaçadora circularidade do tempo tradicional. Como se a vida não fosse uma sucessão de pequenas mortes e pequenos renascimentos, ensaiados repetidamente, com graus diversos de erro e acerto... Vamos testar? Encontro marcado na Praça Sete no dia 21 de maio de 2011. Prometo pontualidade... a menos que o mundo acabe!

6 comentários:

  1. '...o quanto esse papo de um "fim" próximo nos leva a superdimensionar determinados fatos e eventos, em detrimento de outros...'
    Tão fácil viver superdimensionando as coisas... E cômodo.

    ResponderExcluir
  2. Mais fácil ainda sofrer antecipadamente com a simples ideia de um "fim", do que olhar para o lado e se compadecer com o sofrimento alheio. Vai entender...

    ResponderExcluir
  3. marialuzianeto@hotmail.com6 de abril de 2011 às 22:38

    Ju, sinto muito, mas exatamente neste dia fatal já tenho agendada uma aula de tango com um professor argentino. Não posso perdê-la. Pelo dito poderá ser a última. A propósito, a divulgação de que velas acesas poderão conduzir as pessoas ao paraíso poderia ser uma boa propaganda. Que tal?

    ResponderExcluir
  4. Uau! Ver o mundo se acabando ao som de um tango argentino... Vela em riste, um pé no paraíso e o outro no pé do professor! Isso é que é classe!
    Agora, essa história de vela para mim é novidade. Não sabia. Aliás, vou ali correndo fazer minha reserva. E comprar um CD do Astor Piazzola, antes que o mundo acabe!

    ResponderExcluir
  5. Ju, se o mundo vai acabar, como diz você, no dia 21 de maio, pelo menos, gostaria de te encontrar antes disso...Dependendo da conviniência.

    ResponderExcluir
  6. Ulisses, meu amigos de priscas eras: não esperemos o mundo acabar para trocarmos dois dedos de prosa. Vamos marcar algo antes da derradeira data. Abrs!

    ResponderExcluir