UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Notificadores relacionais

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notificadores relacionais

Olha só a bola da vez: o Facebook lança um novo aplicativo - o "Breakup Notifier" ou, simplesmente, Notificador de Separações - cuja função é avisar quando um pretendente comprometido termina seu relacionamento (http://www1.folha.uol.com.br/tec/878727-aplicativo-manda-e-mail-quando-pessoa-desejada-fica-solteira.shtml). Funciona assim: vc adiciona uma lista de pessoas de seu interesse cujo status é "casado" ou em "relacionamento sério" (desde que, é claro, a figura desejada faça parte da sua lista de contatos). Aí, tão logo uma dessas pessoas altera o status de relacionamento dela, você será avisado por email. Daí a cair matando, é só um passo, meu caro Watson.

Mas o mais interessante mesmo não é a advertência de mudança de status. O "Notificador de Separações" mostra que pode ser mais inteligente que você e se antecipar a sua esperteza. Ou seja, caso você queira dar o tumé no Facebook e acionar deliberadamente o aplicativo no sentido de avisar as demais pessoas de uma suposta ruptura sua, sem com isso alterar publicamente o seu status para solteiro, o aplicativo te dá uma bronca, exibindo a seguinte mensagem: "Você está em um relacionamento! Safadinho...".

A meu ver, o aplicativo em questão tem limitações óbvias, a saber: ele é basicamente dirigido para o público-alvo respeitador do status de relacionamento alheio, isto é, aquele que aguarda a hora certa para fazer a investida. Por isso, ele deixa de fora aquela outra parcela de avacalhadores de relacionamento que gosta de ver o circo pegar fogo e que ataca pretendentes comprometidos deliberadamente. Além disso, o aplicativo ignora se a pessoa comprometida desejada pretende pular a cerca e deixar a coisa do jeito que está, isto é, sem alterar status de relacionamento coisíssima nenhuma. Em suma, o aplicativo parte de algumas premissas básicas para que ele funcione a contento: 1) quem está comprometido não quer ser assediado; 2) quem está interessado vai respeitar o status de relacionamento do objeto de interesse.

Como as coisas não são bem assim e essas duas premissas podem estar totalmente furadas, proponho a criação de outro aplicativo: o "Notificador de Pulação de Cerca". Você começa selecionando na lista de contatos do seu parceiro(a), todos aqueles que julga potencialmente perigosos: ex-namorado(a)s, ex-ficantes e ex-entusiastas da pessoa com quem você se relaciona atualmente; em seguida, o "Notificador de Pulação de Cerca" lhe avisará de qualquer movimento suspeito da pessoa selecionada para com o seu parceiro(a): mudanças da status de relacionamento da outra parte, ou qualquer outra troca de mensagens insidiosas como convites para bebericagens, casamentos, batizados, bailinhos ou despedidas de solteiro. O "Notificador de Pulação de Cerca" também lhe avisará de qualquer alteração no penteado, cirurgia plástica ou progressão na carreira do "perigo em potencial". Tudo isso para você manter a sua ansiedade e a sua necessidade de controle nos limites mais elevados.

Mas assim como o "Notificador de Separações", o "Notificador de Pulação de Cerca" também parte de algumas premissas que podem estar equivocadas, tanto do ponto de vista empírico quanto filosófico: ele registra potenciais ameaças a partir de um grupo de controle selecionado por você, isto é, a partir de seu conhecimento concreto dessas ameaças. Ele não leva em consideração, por exemplo, todos as ameaças potenciais futuras, que podem ser probabilisticamentes aferidas por meio cálculos matemáticos arrojados. Desta forma, proponho também o lançamento do "Notificador de Possibilidades Remotas de Traição", capaz de calcular todas as probabilidades do seu amado(a) se interessar por qualquer outro ser vivo entre a Via Láctea e a Constelação da Ursa Maior. Aqui, o método de seleção das ameaças vituais é avançadíssimo. Tudo pode entrar na amostragem: qualquer objeto de desejo que venha a interferir na sua exclusividade (presumida, diga-se de passagem) como principal foco de investimento afetivo na vida do seu amado(a): desde os brinquedinhos da infância (a primeira boneca, o primeiro carrinho, a bola de ping pong quebrada), passando pelos lazeres (jogar bola, escalar, ir ao cinema, sair para dançar, desenhar e ouvir música), até a famigerada sogra(o), que pode ser também um importante foco concorrencial de investimento libinal. Uma vez retraçadas todas essas ameaças de traição passadas, possíveis ou imaginadas, o "Notificador de Possibilidades Remotas de Traição" avisa de qualquer suspiro ou alteração de batimento cardíaco desses potenciais destruidores de lares.

Mas é claro que, exatamente como os anteriores, o "Notificador de Possibilidades Remotas de Traição" tem lá também os seus limites. Ele consegue rastear as ameaças potenciais existentes em milhares de anos-luz, bem como todas as ações impetradas por elas, mas não consegue lhe devolver a paz de espírito. Por isso, proponho a criação de um último aplicativo: o "Notificador de neuroses". Ele rastreará todos os usuários que tenham feito uso individual ou combinado dos notificadores anteriores, mantendo-os sob estreita vigilância. Ele lhe avisará sempre que um usuário dos notificadores tentar se tornar seu contato via Facebook (caso ele já não seja um contato atual). Além disso, se você namora ou se relaciona com um usuário de notificadores, o "Notificador de Neuroses" se encarregará de terminar o relacionamento por você, sem qualquer ônus adicional. E, de quebra, sugere uma lista de terapeutas holísticos, amplamente treinados em artes marciais, para cuidar de neuróticos como você e como todos os demais usuários de qualquer aplicativo de notificação.

De notificação em notificação, meu caros, meu recado é um só: "orai e não vigiai"! Vai ser melhor para todo mundo.

5 comentários:

  1. bailinho Ju??

    ResponderExcluir
  2. É, uai. Mas poderia ser bem pior! Poderia ter usado o termo "Hora Dançante", por exemplo. Conhece ou já frequentou? Eu já.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha! "capaz de calcular todas as probabilidades do seu amado(a) se interessar por qualquer outro ser vivo entre a Via Láctea e a Constelação da Ursa Maior" foi demais! rsrsrs


    "Mas é claro que, exatamente como os anteriores, o "Notificador de Possibilidades Remotas de Traição" tem lá também os seus limites. Ele consegue rastear as ameaças potenciais existentes em milhares de anos-luz, bem como todas as ações impetradas por elas, mas não consegue lhe devolver a paz de espírito." Hahahaha! TÁ DEMAIS TCHÁ TCHÁ TCHÁ!

    Ju, tá pra nascer alguém com esse seu humor sarcástico literário. :P

    ResponderExcluir
  4. Se quiser usar um desses aplicativos, me avise que eu tô vendendo...

    ResponderExcluir