UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Campanha pela criação de uma touca plástica

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campanha pela criação de uma touca plástica

Depois do Massegeador Sculptor Body, é a vez da ANVISA suspender a publicidade da Bermuda Anticelulite Infravel em todos os meios de comunicação e nos sites de venda virtual (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/anvisa-suspende-publicidade-de-bermudas-anticelulite-1.261988). O motivo permanece o mesmo: inexistência de registro desses produtos junto ao órgão fiscalizador, bem como total ausência de propriedade terapêutica comprovada nos mesmos.

Uma pena, diriam os mais ávidos por belas formas. Para esses, a ANVISA é uma desmancha-prazeres. Afinal, quem procura uma bermuda anti-celulite não deve estar lá muito preocupado nem com a saúde, nem com o esforço demandado pelos aparelhos entortadores de coluna e encurtadores de musculatura que pipocam pelas academias de ginástica pelo país afora.

É claro que academias de ginástica e sites de venda de produtos que prometem muita coisa com pouco esforço são espaços de venda bem distintos. Mas ambos são buscados por pessoas com algumas semelhanças básicas: a obsessão pela boa forma, o que não é, via de regra, uma aparência saudável no sentido mais amplo do termo. Não é à toa que este é o País da Mil e Uma Plásticas, um marco mundial que deixa a comissão julgadora do Guinness boquiaberta todos os anos. Aliás, só conseguimos perder em obsessão estética para os EUA, que tem uma população qusae 40% superior à nossa (http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1827019-cirurgia-pl%C3%A1stica-cirurgia-plastica-parcelada/). Afinal, não é segredo para ninguém que uma cirurgia plástica pode ser parcelada em 36 prestações... Em breve, toda criança terá sua caderneta de poupança "lipo" para um futuro em que as mazelas dos refrigerantes e dos sanduiches de isopor se fizerem presentes.

Pois eu sonho com o dia em que lançarão a Touca Plástica Mega-ressuscitator de Neurônios Perdidos! Um banho de cinco minutos com a touca, por exemplo, serviria para ativar sinapses comprometidas por anos de sedentarismo neuronal. O risco mais óbvio desse tipo de produto seria uma total incompatibilidade deste com todos os demais citados nessa página. Além disso, o produto poderia ser considerado subversivo, justamente em função do seu potencial auto-emancipador. Dois ou três meses de uso intenso eliminariam a necessidade de muitos produtos e serviços dispendiosos e altamente lucrativos que existem no mercado. Por fim, o produto seria considerado uma ameaça e cerceado por especialistas comprometidos com o lucro do ramo farmacológico do emagrecimento fácil. Já dá até para antever os milhares de entraves burocráticos para a entrada do produto no mercado nacional. Mas sem registro na ANVISA e sem distribuição em sites de venda, como sobreviveria a nossa revolucionária touca? Não dá para saber.

O certo é que uma vez retirada a touca, o confronto com o espelho do banheiro seria quase inevitável. O resultado do encontro de uma mente pensante com uma auto-imagem vituperada anos a fio poderia gerar resultados inesperados, que variariam desde a auto-aceitação dessa imagem até ações mais radicais como a auto-decaptação voluntária. O motivo é simples: uma touca que resgata neurônios deficitários não poderia jamais ensiná-los a sobreviver ao choque com a realidade. Melhor e mais fácil é parcelar o kit plástica + lipo + lobotomia em 36 suaves parcelas a perder de vista... sem juros!

6 comentários:

  1. Ju! email me. acho q o observatório da imprensa precisa do teu texto fantástico - eles são sérios demais... mas todos nós "precisamos". e vc merece mais audiência.
    beijos
    elô

    ResponderExcluir
  2. Elô: fico lisonjeada com seus comentários. Quer ser minha empresária? Se não der certo, a gente abre então uma fábrica de Toucas Mega-ressuscitator de Neurônios Perdido. Topas? :)

    ResponderExcluir
  3. Perdão: Neurônios Perdidos. Ai, preciso de uma touca urgente!

    ResponderExcluir
  4. marialuzianeto@hotmail.com6 de abril de 2011 às 19:39

    É Juliana, vamos dar asas à imaginação! Fico pensando em como seria fantástico uma touca com propriedades tais que pudessem deter ou, pelo menos, amenizar os efeitos do mal de Alzaimer.
    Seria ótimo,não?

    ResponderExcluir
  5. Luzia,
    Se é para sonhar, então visemos ainda mais alto: além retardar ou reverter os efeitos do Mal de Alzheimer, a Touca Plástica Ressuscitador poderia agir sobre o mal de Parkinson, Mal de Pierce, Mal de Harlequin e Mal de Miole Mole. Isso posto, saibamos que, de todos, o último é o mais difícil de corrigir...

    ResponderExcluir