Calma, calma, o ano já está acabando.
Esta notícia é justamente para você, que achou o ano de 2013 dos mais turbulentos e está fechando o ciclo com um raminho de arruda atrás da orelha e gritando "saravá" da janela. É que os jornais online do dia trouxeram uma boa noticia: você não está só no universo.
Para a alegria geral do nosso sistema solar - e mais além - o Sol também está concluindo, neste mês de dezembro, o ciclo solar 24 - período de atividades que dura aproximadamente onze anos e durante o qual ocorre a inversão total do campo magnético do astro rei (http://oglobo.globo.com/ciencia/sol-vira-de-cabeca-para-baixo-intensifica-atividade-eletrica-11180098).
Em termos bestamente simples, significa que o sol ficou de cabeça para baixo - ou de pernas para o ar, como queira - exatamente como a sua vida ao longo deste ano. Não sou eu quem diz, é a NASA: "No período em que ocorrem as inversões magnéticas, as atividades
solares se intensificam, o que favorece a ocorrência de erupções e
manchas na estrela, além de ejeções de massa coronal - grandes erupções
de gás ionizado a alta temperatura". Com isso, "os raios cósmicos também são afetados, o que favorece a ocorrência de explosões e eventos violentos na nossa galáxia". Ou seja, estamos todos no mesmo barco.
Agora que você percebeu que não foi o único a vivenciar revezes existenciais e achaques explosivos , alegre-se: 2014 está batendo à porta. Ciclo novo, com as bênçãos do Sol. Saravá!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Ciclo 24
Libellés :
inversão dos polos magnéticos,
NASA,
sol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário