Alguns dizem que é o fim dos tempos. Outros dizem que é início de uma nova era. Qualquer que seja a perspectiva, se tem algo que já é tido como certo, esse 'algo' é o fim do sistema analógico de TV, que começará a deixar de existir no Brasil a partir do ano de 2013.
De acordo com notícia publicada no jornal Hoje em Dia online, "o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (4) que o desligamento do sinal da TV analógica, na frequência de 700 megahertz (MHz), poderá começar em 2013 em 'duas ou três cidades', de forma experimental" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/desligamento-do-sinal-analogico-pode-comecar-em-2013-1.30258).
O interessante nesta história é que, ao contrário das obras prometidas para a Copa do Mundo, que vivem sendo postergadas, o desligamento do sistema analógico acabou sendo antecipado: "Originalmente, no projeto da TV Digital, o desligamento completo do sinal analógico estava previsto para julho de 2016", prossegue a notícia.
Apesar das divergências aparantes, as razões na origem de tanta celeridade no processo de desopilação da frequência de700 MHz são, no entanto, bastante semelhantes à lógica das desocupações que vem sendo realizadas para viabilizar a Copa do Mundo: é a velha máxima do "sai da frente, que atrás vem gente". "A ideia do governo é utilizar a faixa de 700 MHz para a banda larga de 4G, como forma de complementar a frequência de 2,5 gigahertz (GHz), licitada em junho deste ano. Bernardo já afirmou que o leilão poderá acontecer no segundo semestre de 2013".
Enfim... com tanta determinação em "antecipar o futuro" da TV analógica no país, só uma coisa poderá 'melar' os projetos do governo brasileiro: o mundo realmente acabar em 2012!
Em caso de fim de mundo, lembre-se: não há analogia que se configure eterna.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário