UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Tornado

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tornado

Ser a pessoa certa no lugar certo. Quem nunca desejou esta sorte para si? Pois este parece ter sido o caso de um cineasta australiano, em mais um episódio para a série "Das coisas que não acreditei que veria em 2012".

Os detalhes do evento que motivou tamanha distinção foram trazidos a público por uma notícia publicada hoje no Jornal Folha de S. Paulo online. Trata-se de um fenômeno raro registrado antes de ontem, 2a feira, do outro lado do globo terrestre: "Um tornado de fogo foi registrado nesta segunda-feira em Alice Springs, na região central da Austrália. O fenômeno, chamado de demônio de fogo, é raro"(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1155873-raro-tornado-de-fogo-atinge-regiao-central-da-australia.shtml).

Bem, todos já ouvimos falar do estrago que tornados são capazes de gerar em outros países, como nos EUA, por exemplo. Mas o poder de destruição de um tornado de fogo é muito pior do qualquer um poderia imaginar: "O maior fenômeno registrado do gênero aconteceu no Japão, em 1923, durando 15 minutos e causando a morte de 38 mil pessoas".

Apesar dos pesares, há quem tenha tirado proveito da passagem do tornado. Este foi o caso do cineasta Chris Tanger, "que buscava locações para um novo filme" e pôde registrar o raro evento: "o redemoinho tinha 30 metros de altura" e "soava como um avião supersônico", afirma.

Sabe-se, no entanto, que "o fenômeno do tornado de fogo é raro e dura em média dois minutos. O redemoinho é formado quando uma coluna de ar quente que sobe para a atmosfera entra em contato com fogo no solo". Pois bem: ser o homem certo no lugar certo não é para qualquer um: Tanger afirma que o evento durou cerca de 40 minutos, quase três vezes mais do que o maior fenômeno registrado oficialmente até então.

.E mais: o caráter disruptivo do fenômeno só vem a confirmar a excepcionalidade da sua presença naquele lugar, naquele momento: "O tempo estava perfeito e a temperatura chegava uns 25 graus. Era um dia inteiramente previsível. Eu faço filmagens há 23 anos e nunca vi nada como aquilo".

Sinceramente? Nem eu. Mais uma surpresa que 2012 guardava na manga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário