UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Cardíacos

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cardíacos

Hoje serei breve, pois os olhos já estão caídos pela metade.

Cardíacos do mundo inteiro: animai-vos! Novos estudos revelam que reanimação cardíaca prolongada em pacientes com parada cardiorespiratória aumenta as chances de sobrevida.

De acordo com notícia publicada na edição do jornal Folha de S. Paulo online de hoje, o estudo "é um dos maiores de seu tipo e um dos primeiros a vincular a duração dos esforços de reanimação aos índices de sobrevivência" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1148795-reanimacao-cardiaca-prolongada-traz-beneficios-mostra-estudo.shtml).

Bem, se você é leigo como eu e achou a questão da eficácia da reanimação prolongada de uma obviedade sem tamanho, saiba que o pensamento médico dominante até então pensava o contrário: "As descobertas contradizem o pensamento médico convencional, segundo o qual uma reanimação prolongada em pacientes hospitalizados geralmente é inútil, porque, quando os pacientes sobrevivem, frequentemente sofrem danos neurológicos permanentes". Contrariamente a este pensamento, os pesquisadores descobriram "que os pacientes que sobreviveram à reanimação cardíaca prolongada e tiveram alta hospitalar se saíram tão bem quanto os que foram reanimados em pouco tempo.

Os novos achados, contudo, concluem outra coisa: "Os pesquisadores descobriram, pelo contrário, que os pacientes que sobreviveram à reanimação cardíaca prolongada e tiveram alta hospitalar se saíram tão bem quanto os que foram reanimados em pouco tempo".

De fato, reanimar corações agonizantes não deve ser tarefa fácil. Como eu sou totalmente a favor da reanimação dos corações sofridos, resolvi juntar um clássico de George Harrison - especialista super-especializado em reanimação cardíaca prolongada pela via auditiva - para desejar paz, amor e uma ótima noite de sono a todos os cardíacos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário