UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Macaco-lesula

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Macaco-lesula

Intrigante o olhar desse nova espécie de macaco que encontraram na África: batizado cientificamente de Cercopithecus lomamiensis, o macaco chamou atenção da imprensa pela penugem loura e, claro, pelo fato de ter sido achado pulando louramente os galhos das árvores da bacia do Rio Lomami (Congo) (http://oglobo.globo.com/ciencia/macaco-louro-descoberto-por-cientistas-na-africa-6081965).

Incrível, aliás, foi perceber que em nenhum momento o redator da notícia se comoveu com seu olhar. O máximo que se fez foi descrever outras características anatômicas do animal: "O cercopithecus tem porte médio, corpo magro e o rosto parcialmente livre de pelos. Quanto mais jovem, mais loira é a pelagem", relata a notícia.

E eu pergunto: como assim?! Depois do sorriso da Monalisa, o olhar do Cercopithecus há de se tornar o grande enigma imagético da nossa era.

Pois bem, dou um prêmio para quem melhor souber adjetivar aquele olhar! Eu, cá do meu lado, arriscaria a opinião de que aqeueles olhos traduzem um misto de tédio e complacência, como se estivessem  - quem sabe? - dizendo ao leitor da notícia um displicente: "Ai, me poupem!"

Pois vou dormir muito grata a você, macaco-lesula, por ter sido a grande inspiração para o meu dia. Afinal, macaquear é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário