Sua vida por um fio, sua vida por 86 fios!
Os xampus anti-queda prometem mundos e fundos, mas você, que chega a ter alucinações de medo de ficar careca, está disposto a tudo! Tudo, inclusive a deixarem contar quantos fios caíram da sua cabeça após o uso de um desses produtos anti-queda disponíveis no mercado.
A façanha, por sinal, vem narrada em seus pormenores na seção "Equilíbrio e Saúde" do jornal Folha de S. Paulo online de hoje: "Para saber o que o consumidor pode esperar desses produtos, a Folha testou o desempenho de oito xampus 'antiqueda', promessa repetida em destaque nas embalagens das principais marcas" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1236144-em-teste-xampu-antiqueda-salva-no-maximo-86-fios-por-mes.shtml).
Executada no Laboratório Kosmoscience, "Para avaliar o desempenho, foram contados os fios caídos de mechas de
cabelo tratadas com cada um dos produtos 'antiqueda' e com xampu comum. A
contagem dos fios foi feita após uma simulação que equivale a um mês de
lavagens." Pois vamos logo ao que interessa: o ganhador do concurso de salva-vidas dos fios é o Pantene Pro-V, que "evitou que 86 fios caíssem em um mês --redução de 33,5%".
As estatísticas vêm ao seu axílio e provocam alívio imediato: segundo o médico Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, "todos os xampus avaliados apresentaram proteção estatisticamente significativa contra a queda", uma vez que uma redução de 5% já é considerada relevante neste contexto.
Em se tratando da luta contra a calvície, tudo estaria lindo e maravilhoso se - e somente se - a questão fosse simplesmente de evitar a queda dos fios." 'O importante não é o quanto cai, mas o quanto nasce. Um produto só terá
efeito se estimular o nascimento de fios', diz a dermatologista Meire
Gonzaga, do departamento de cosmiatria da Faculdade de Medicina do ABC".
O cerne da questão, portanto, não é somente impedir que os antigos caiam, mas também que os novos vinguem. Uma autêntica aula de jardinagem. Portanto, candidatos à calvície, mãos à obra - ou melhor, mãos aos cabelos! O primeiro passo é plantá-los e vê-los vicejar. O segundo é cativá-los para que eles fiquem mais tempo por lá.
Para obter mais detalhes sobre esta proeza, a receita é simples: olhai os lírios do campo!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Fios e lírios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário