Bravíssimo! Sonda da NASA chega ao coração de Plutão no mesmo dia em que a brasileira Etiene Medeiros conquista, pela primeira vez, uma medalha de ouro na natação feminina nos Jogos Pan-Americanos (PAN). Mas o que esses dois eventos têm em comum? Ambos superam barreiras e excedem expectativas anteriores.
No caso da brasileira, que já havia se tornado, em dezembro 2014, "a primeira mulher do país a se
sagrar campeã mundial (em piscina curta, de 25 m), com um título nos 50
m costas –com direito a recorde mundial– em Doha", mas um recorde vem bater à sua porta. Com o novo recorde pan-americano (59') e a primeira vitória de mulher brasileira na natação, Etiene já coleciona 3 medalhas, antes mesmo das provas da sua categoria terminarem: além da medalha de ouro conquistada hoje, ela foi "prata no
revezamento 4 x 100 m livre, na terça, e nesta sexta ganhou o ouro nos
100 m costas".
No caso da New Horizons, enviada pela NASA ao planeta Plutão, a surpresa ficou por conta das imagens inéditas, em alta resolução, capturadas pela sonda: "A formação parecida com um coração vista em Plutão pela sonda New
Horizons, da Nasa, é na verdade uma enorme planície provavelmente
composta em grande parte por gelo de monóxido de carbono".
O chamado coração de Plutão nada mais é do que "uma superfície 'enrugada', provavelmente formada nos últimos 100
milhões de anos e dividida em pequenos segmentos por um processo
geológico de natureza ainda desconhecida". De qualquer forma, de acordo com o líder da equipe de geologia, geofísica e imageamento da missão, Jeff Moore, "a descoberta de vastas e jovens planícies sem crateras em Plutão excede todas nossas expectativas de antes do sobrevoo."
No final das contas, romper a barreira do sistema solar e romper as diversas barreiras que impediram as predecessoras de Etiene de subir ao pódio é farinha do mesmo saco. Mas o melhor da superação das barreiras é o seguinte: o que está do lado de lá pode ser muito melhor e maravilhoso do que imaginamos.
Boa noite para quem fica. Hora de dormir!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário