UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Cidadão honorário

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cidadão honorário

"Em Roma como os romanos", diz o ditado. 

Pois é... Quem mandou o ator Gérard Depardieu trocar a cidadania francesa pela russa? Essa pergunta, suspeito eu, deve ter torrado as caraminholas do próprio ator. Pelo menos é o que faz supor esta notícia publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo online: "O Grande Teatro Dramático de Tiumen, no sul da Sibéria, quer propor ao ator francês - e agora cidadão russo - Gérard Depardieu um contrato de um ano com um salário base de 16 mil rublos (pouco mais de R$ 1.000)" (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1212274-teatro-na-siberia-quer-contratar-depardieu-por-salario-de-r-1000.shtml). 

Para entender o quão irônica pode soar a proposta do teatro russo, é preciso estar a par da famosa querela da troca da cidadania suscitada pelo célebre ator que representou Obelix no cinema francês, querela esta que já havia sido comentada em verso e prosa nos mais diversos veículos de comunicação, inclusive neste blog (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2012/12/obelix-fujao.html).

A razão para um gesto considerado anti-nacionalista por alguns está ligada à insatisfação dos proprietários de grandes fortunas na França diante do rigor da nova política fiscal do governo Hollande. Mas a realidade de lá é outra: além do salário de base e outros benefícios que foram propostos a Depardieu, "a instituição estaria disposta a custear o aluguel de uma casa simples para o ator, no centro de Tiumen, que tem pouco mais de 600 mil habitantes. ou buscar uma nova cidadania".

Mas agora que começa a chover ofertas de emprego para Depardieu, talvez seja hora do ator pensar seriamente em se adaptar à realidade de seu novo país... Ou - quem sabe - mudar mais uma vez de cidadania, até achar um pacote "casa + emprego + política fiscal" que lhe seja palatável.

Uma coisa é certa: com essa Depardieu não contava! De tão rigoroso, o inverno russo é capaz de congelar qualquer salário!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário