UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Dantesco

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dantesco

Pergunta que não quer calar: o que 2013 nos trará de realmente novo?

Bem, se você passar pelo Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, verá que muito pouca coisa mudou: mesmo com os recordes históricos de calor na cidade tendo sido alcançados, as medidas reparadoras para que a refrigeração do local fosse normalizada parecem estar sendo insuficientes.

Pelo menos é o que dá a entender a notícia publicada no jornal Folha de S. Paulo online: "Mesmo após a Anac (Agência Nacional de Aviação) anunciar uma multa de R$ 250 mil à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) pelas falhas no sistema de ar-condicionado do aeroporto Santos Dumont, na região central da capital fluminense, passageiros que circulavam nesta quinta-feira (3) pelo terminal reclamavam do calor no local" (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1209552-passageiros-voltam-a-reclamar-do-calor-no-aeroporto-santos-dumont.shtml).

À semelhança da Biblioteca Nacional, que se tornou uma autêntica filial do inferno ao registrar 47ºC nas suas dependências (http://www.cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2012/12/veranescas.html), é a vez do Aeroporto Santos Dumont se candidatar a uma franquia dos domínios infernais.

Mas inovadora mesmo foi a resposta dada pelo superintendente da Infraero ao supracitado jornal: "Todo o sistema de ar condicionado está funcionando normalmente, nós não temos como expandir mais do que isso, o que ocorre é que têm feito um calor atípico na cidade do Rio de Janeiro. O terminal de embarque de passageiros é similar a um tubo semitransparente. Quando a temperatura aumenta, o local virá uma espécie de estufa. Todo espaço do aeroporto é coberto de vidro, as pessoas têm a sensação de estar mais quente, mas está tudo funcionando perfeitamente. E quanto aos ventiladores, nós já estamos providenciando a retirada deles, pois não são mais necessários".

Outra pergunta que não quer calar: se o calor é tão atípico, por que os ventiladores não são mais necessários?

É, se dependermos de respostas arrojadas como esta para sairmos da mesmice dos velhos problemas, então estamos lascados. O jeito vai ser preparar aquela sua massa de bolo preferia, untar uma forma e mandar assar em qualquer um desses dois locais, para sua maior comodidade e conforto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário