UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Odetinha

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Odetinha

Esse mundo mesmo cheio de surpresas!

A Arquidiocese do Rio de Janeiro está a procura de um primeiro milagre que torne possível a beatificação de Odette Vidal de Oliveira, mais conhecida como Odetinha. Se o milagre for comprovado, Odetinha será a primeira santa nascida no Rio de Janeiro, conforme relata notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo online

" 'Já identificamos centenas de graças alcançadas por fiéis que pediram a intercessão de Odetinha. Mas agora precisamos comprovar de fato um milagre', explica o padre e historiador João Cláudio Loureiro do Nascimento, membro de uma comissão da Arquidiocese do Rio criada para identificar novos nomes que podem integrar a lista de santos da Igreja Católica". (http://www1.folha.uol.com.br/poder/1212614-garota-que-morreu-aos-9-anos-pode-se-tornar-1-santa-nascida-no-rio.shtml).

 Dentre os possíveis milagres atribuídos à candidata a santa, está "a recuperação de uma mãe, que, após o parto, teve uma grave hemorragia. Os médicos teriam afirmado ao próprio marido que sua mulher não iria sobreviver. No hospital, ele pediu a ajuda de Odette em suas orações", prossegue a notícia.

O mais interessante disso, a meu ver, releva do fato de que "Odette Vidal de Oliveira morreu em 1939, vítima de meningite". Pois vejam bem: se fosse nos dias de hoje, as chances de termos uma santa nascida na zona norte do Rio de Janeiro seriam mínimas. Em primeiro lugar, porque a violência nesse país anda tão assustadora que nem mulheres grávidas são mais poupadas (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/01/policia-divulga-retrato-falado-de-suspeito-de-atirar-em-gravida-em-sp.html).

Em segundo lugar, a saúde pública anda tão catastrófica no Rio que, caso ela fosse baleada, dificilmete sobreviveria. Mesmo porque ela poderia ter a infelicidade de ir parar justamente naquele hospital que o médico fraudou o ponto no plantão para passar o Natal em casa (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1213123-medico-que-faltou-a-plantao-no-rio-fraudava-folha-de-ponto-diz-policia.shtml).

Por último, caso Odetinha sobrevivesse às duas primeiras baterias de teste de sobrevivência, ela teria que superar um desafio que se impõe a todos os cariocas, independente da idade e das condições financeiras: suportar o calor do Rio de Janeiro, que no final do ano passado já bateu o recorde histórico de calor, desde o ano 1915, quando se começou a medir as temperaturas na cidade (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2012/12/a-cruz-e-caldeirinha.html). O calor tem sido tanto, que até os bichos de Jardim Zoológico daquela cidade começaram a receber dieta especial a base frutas e picolés para aguentar o tranco.

Com isso, se é realmente de milagre que Odetinha precisa para se afirmar como a primeira santa carioca, então aqui vão minhas três sugestões de milagres: 1) tornar a cidade do Rio de Janeiro socialmente justa e pacífica; 2) fazer o sistema público de saúde funcionar eficazmente para todos, sem distinção de cor, credo, idade ou classe social; 3) fazer com que as crianças em idade escolar daquela cidade sejam tratadas com tantos cuidados, frutas e picolés quanto os dos animais do zoológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário