UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Evidências confiáveis

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Evidências confiáveis

Esta notícia é para aqueles que, como eu, passaram mau bocados para conseguir conciliar o sono ao longo desta última semana de lua cheia.

Pesquisa experimental desenvolvida no Hospital de Psiquiatria da Universidade de Basileia (Suíça), envolvendo 33 voluntários distribuídos em 2 faixas etárias, monitorou os "padrões cerebrais monitorados durante o sono, juntamente com os movimentos dos olhos e secreções hormonais"  (http://oglobo.globo.com/ciencia/nao-consegue-dormir-bem-pode-ser-culpa-da-lua-9175074).
 
O resultado, publicado na revista Current Biology, indica mudanças sensíveis nos padrões de sono durante a lua cheia. "Os dados mostram que durante a Lua cheia, a atividade cerebral relacionada com o sono profundo caiu 30%. As pessoas também levaram cinco minutos a mais para adormecer, e dormiram 20 minutos menos do que o tempo total. Os participantes do estudo sentiram que o sono era pior quando a Lua estava cheia, e tiveram reduzidos os níveis de melatonina, hormônio conhecido como regulador dos ciclos do sono".

Para quem tem insônias recorrentes nesta fase, a pesquisa nada mais faz do que chover no molhado, já que quantificar a incidência um processo bastante familiar. Mas a insensibilidade das pessoas que moram nos grandes centros pode ser um fator de sub-notificação das oscilações no sono e humor em função da fase da lua. "Hoje, a influência da Lua é mascarada pela iluminação elétrica", relata Christian Cajochen, um dos responsáveis pela pesquisa.

 Ainda assim, "esta é a primeira evidência confiável de que o ritmo da Lua pode modular a estrutura do sono em humanos", conclui o pesquisador.

Bom, já que é assim - e de posse das minhas evidências "poucos confiáveis" - vou me recolher aos meus aposentos e procurar algumas contra-evidências que me permitam ao menos uma exceção sonífera esta noite.

Boa noite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário