UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Zero gê

terça-feira, 30 de julho de 2013

Zero gê

Interessado em viajar de carro nas próximas férias? Pois pense duas vezes quando souber o que lhe aguarda em termos de conectividade à Internet nos 5 mil km de estradas percorridas pelos técnicos da Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, nas regiões sudeste, nordeste e sul do país.

"O viajante pode ser pego de surpresa ao tentar, por exemplo, usar o GPS de seu telefone numa rodovia. Provavelmente, descobrirá que, na estrada, não há sinal disponível" (http://oglobo.globo.com/economia/problemas-com-3g-em-5-mil-km-de-estradas-9227760), relata a matéria. Em termos mais concretos, "nenhuma das quatro grandes operadoras de telefonia móvel — Claro, Oi, TIM e Vivo — conseguiu uma média de acesso à internet rápida superior a 51% das tentativas", conclui.

Ora, ora: e de quem é a culpa? Nos termos do diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, a culpa é da política de leilão do setor, que "sempre foi de arrecadação", e dos municípios, os quais "impõem muitas restrições à instalação de antenas, dificultando a ampliação da oferta de sinal". Ou seja, o pouco de cobertura disponível nas estradas dos país é praticamente um acidente de percurso: espécie de "puxadinho" eletrônico, "a cobertura que há nas estradas é porque o sinal de uma cidade vai além ou porque há viabilidade econômica para tal".

Bom demais! Pense só na maravilha das férias que te aguardam. Serão férias sem lero-lero no blog, sem postagem no Facebook, sem fotos "instragamizadas", sem emails (esses, é verdade, cada vez mais raros!) de urgência com pendências do trabalho... Em suma: férias, simplesmente férias, sem nenhuma superexposição em tempo real, sem as "curtidas" dos que ficaram para trás, sem o olhar de cobiça dos colegas de trabalho, sem o controle social dos que querem saber de tudo: destino, companhias, quando foi e quando volta.

Fácil, fácil antever a angústia do easy rider: com tanta limitação tecnológica, ele ou ela será obrigado(a) a retroceder no tempo e tentar lembrar como era sua vida antes disso tudo. Frustrado(a) por não lembrar de um passado relativamente recente, embicará para a primeira localidade com cobertura 3G, lamentará sua sorte nas redes sociais e clamará por justiça. Tarde demais: jamais chegará ao seu destino porque a vida, essa coisa incerta que se desenrola às margens da sua vontade própria, é concreta e boa demais para ser vivida sem o aplauso alheio.

Para este(a) pobre sofredor(a), o tratamento é simples: 30 dias de férias com Internet discada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário