UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Uníssono

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Uníssono

O achado de pesquisa está bem longe de surpreender, mas não deixa de ter lá o seu atrativo: "Pesquisadores suecos concluíram que cantores de corais não apenas sincronizam suas vozes, mas também os batimentos cardíacos", revela notícia da BBC replicada hoje pelo jornal O Globo online (http://oglobo.globo.com/ciencia/cantores-de-corais-tem-sincronia-na-voz-no-coracao-revela-estudo-8974845).

A bem da verdade, qualquer iogue meia-boca dá fé do "achado científico": "Os cientistas explicam que as pulsações aceleram ou ficam mais devagar no mesmo ritmo porque, para cantar, o coral precisa ter o mesmo tempo de respiração".

Isto talvez explique a repentina afinação de ideias que o nosso distinto Senado experimentou no dia de hoje: a julgar pela decisão tomada no calor das emoções com os últimos casos de espionagem dos EUA, a sincronia é de corpo, mente e espírito. "A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, uma moção de apoio para que a presidente Dilma Rousseff conceda asilo político a Edward Snowden".

Infelizmente, não é a respiração nem a música, mas nossos brios nacionalistas que justificam tamanha afinação: se fosse para votar o aumento do salário dos professores, tenho certeza de que a maioria sairia do compasso. O raciocínio é simples e certamente desconcertaria os pesquisadores suecos: para um Senado como o nosso, que vive dançando conforme a música, sincronia é quase um acidente de percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário