UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Mãozinha

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mãozinha


Ossos do ofício, diriam alguns. Recordação macabra, diriam outros.

Fato inegável: notícia publicada hoje no jornal Hoje em Dia online celebra um reencontro entre o médico norte-americano, Sam Axelrad, originário da cidade de Houston (EUA), e o ex-soldado vietcongue Nguyen Quang Hung, habitante da cidade An Khe (Vietnã)(http://www.hojeemdia.com.br/noticias/bizarro/medico-americano-devolve-ossos-de-braco-a-soldado-vietnamita-1.141771).

Mais do que um mero encontro entre médico e paciente, o fato em questão comporta, no mínimo, um alto teor de originalidade: é que o médico guardou, intactos, os ossos de um braço que havia sido amputado pelo médico em 1966, em decorrência de uma gangrena causada por um tiro.


Mais surpreendente ainda é o fato de que, passado tantos anos, aqueles mesmos ossos ainda serão de grande utilidade para seu proprietário, "que agora tem a intenção de utilizá-lo para exigir uma aposentadoria de veterano de guerra". Neste sentido, é correto afirmar que o caso também comporta um elevado nível de literalidade: o doutor Axelrad resolveu então dar uma mãozinha, ou melhor, a mãozinha para Hung provar ao Estado "que foi ferido durante a guerra e solicitar uma aposentadoria do Estado" (sic! sic! sic!).

No final das contas, o caso leva a necessidade de comprovação às últimas consequências: "Todos os meus arquivos militares se perderam, de modo que não fui considerado um inválido de guerra. Tenho a esperança de que este osso me permita obter o respaldo oficial para os veteranos de guerra", afirmou o ex-combatente.

Sem dúvida, um show de verificacionismo capaz de deixar qualquer positivista lógico de queixo caído! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário