Você começa a segunda-feira cansado(a), com o corpo doído, sem a menor vontade de fazer o quer que seja. Que expressão lhe vem à mente?
Certamente, alguns terão pensado na célebre frase: "o mundo podia acabar em barranco para eu morrer encostado". Outros, mesmo sem ter pensado logo de partida, concordarão com a escolha. Mas estes elefantes da África do Sul não vão achar a menor graça nessa modalidade de fim de mundo.
Notícia publicada hoje no jornal Hoje em Dia online relata o drama registrado pelas lentes de Christophe Beaudufe, "um fotógrafo amador [que] flagrou o momento em que uma manada de elefantes
deslizou em uma encosta íngreme a caminho do rio Sabie no Parque
Nacional Kruger na África do Sul. Cerca de 60 mamíferos estavam no grupo
e, em menos de 20 minutos, estavam todos no vale tomando água" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/bizarro/fotografo-flagra-elefantes-deslizando-em-barranco-na-africa-do-sul-1.181075).
Segundo o jornal britânico Daily Mail, de onde a notícia brasileira foi pinçada, "Beaudufe fazia um safári na África quando avistou o grupo escorregando e parou para registrar a cena". Não fossem as fotos que Beaudufe tirou do "ski-bunda' dos elefantes um espetáculo auto-evidente, era bem provável que as impressões pessoais do fotógrafo, transcritas entre aspas pelo jornal britânico, ofuscassem o evento em si, tamanho seu poder de sedução: "Eu não conseguia ver nenhum elefante caindo sobre o outro, e todos eles pareciam dominar
as técnicas de deslizamento", de acordo com o fotógrafo. "Não havia nenhum
sinal de estresse nos elefantes", avalia, para então conclui terminantemente: "No começo, eu pensei que tinham perdido o equilíbrio, mas eles continuaram a deslizar como crianças em um playground."
Moral da história: quer ser feliz na segunda-feira? Domine o estresse aprimorando técnicas de deslizamento. Na pior das hipóteses, você vai estar pronto(a) para o fim do mundo, caso este venha acabar em barranco.
De qualquer forma, evite praticar próximo a um ou mais elefantes: eles pode ser mais experientes e passar por cima de você. Literalmente!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Barranco filosófico
Libellés :
barranco,
elefantes.,
fotógrafo amador,
manada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário