Sonhos, pensamentos e ideias cada vez mais palpáveis? Sim, para cegos.
Graças às novíssimas impressoras 3D que a Yahoo desenvolveu no Japão, é possível materializar sonhos e ideias para que as crianças cegas possam experimentá-las. Funcionando como uma espécie de "Google tátil", a impressora "utiliza o mesmo sistema
dos buscadores para fazer com que crianças cegas possam sentir o
resultado de suas pesquisas com o tato" (http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/10/1358658-impressora-3d-permite-que-criancas-cegas-descubram-formas-de-animais-e-objetos.shtml).
Acoplada a um sistema de voz, a "Hands on Search" (como ela é chamada) só precisa de um comando sonoro coletado por microfone para buscar o objeto mencionado e criar "o que ouviu na forma de uma
miniatura": "Após dizer 'girafa', por exemplo, um menino recebe uma versão do animal
que cabe em suas mãos. O mesmo acontece com tiranossauros, prédios e
carros", explica notícia publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.
Duvidou do feito? Dê uma olhada em um vídeo bacaninha (com cara de comercial, lógico) lá na notícia e tire suas próprias conclusões. De resto, a ideia é sedutora: tocar nos conceitos, agora, vai passar de metáfora a realidade.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Sonhos acessíveis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário