UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Brilho nos olhos

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Brilho nos olhos

Anda com saudades de algum tempo da sua vida em que seus olhos brilhavam com qualquer novidades? Então, é melhor escolher bem a razão do brilho, pois nem toda novidade é bem-vinda.

Depois das duvidosas tatuagens nos olhos (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2013/05/tatu.html), outra novidade promete seduzir alguns desmiolados: "Uma nova moda nos EUA tem deixado os oftalmologistas de cabelo em pé: joias de titânio em formato de coração, estrela e outros desenhos são implantadas nos olhos" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/01/1398469-nova-moda-nos-eua-joias-implantadas-nos-olhos-trazem-riscos.shtml).

Apesar dos alertas da Academia Americana de Oftalmologia sobre os riscos das chamadas "joias oculares", que "envolvem perfuração do olho, conjuntivite, hemorragia e até cegueira causada por infecção grave ou sangramentos", a coisa já despertou há muito o interesse dos europeus, que a praticam "há anos".

Com tantos riscos no cardápio, fico tentada a lançar a seguinte pergunta: por que corrê-los então? Mas logo desisto e vejo que é a questão que está mal formulada: não se trata de optar por correr mais ou menos riscos de saúde por um mero princípio de estética.

O "x" da questão aqui, a meu ver, é a total falta de serviço braçal útil para dar vazão à angústia existencial: um terreno para capinar, uma laje para bater, um tanque de roupa suja para quarar são sugestões simples, mas bem menos arriscadas para dar vazão à falta de prumo na vida.

Uma coisa é certa: atividade física doméstica é muito, mas muito melhor do que pagar para alguém para (literalmente) furar o seu olho.

Buenas  noches!



Nenhum comentário:

Postar um comentário