UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O delirante despertar de Rosetta

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O delirante despertar de Rosetta

Ao vivo e a cores para o mundo todo. E assim foi o despertar de Rosetta: mais esperado do que Papai Noel em noite de Natal ou que o 13º salário no final do ano (http://oglobo.globo.com/ciencia/sonda-rosetta-desperta-no-espaco-11350211).

Rosetta, para quem não sabe, é uma sonda lançada em 2004, pela Agência Espacial Europeia (ESA), para chegar até onde chegou, isto é, "a mais de 800 milhões de quilômetros da Terra, próximo à órbita de Júpiter".

Espécie de Cinderela do espaço, seus três últimos foram passados em estado de hibernação, de modo que se pudesse economizar no consumo de energia e de combustível da sonda. "A decisão foi posta em prática em junho de 2011, quando todos os equipamentos foram desligados - com exceção do próprio sistema de geração de eletricidade, os receptores de rádio e o relógio de seu computador principal".

Obviamente, não se despertaria uma sonda senão por um motivo bastante nobre: neste caso, a sonda Rosetta tinha por objetivo "iniciar a missão de se posicionar na órbita do cometa Churyumov-Gerasimenko e acompanhá-lo em sua viagem em torno do Sol, além de liberar uma segunda sonda, batizada Philae, para pousar na superfície do objeto em novembro de 2014".

Não é pouca, portanto, a responsabilidade de Rosetta. Espera-se que ela ajude a decifrar o enigma da formação do universo, já que "o cometa Churyumov-Gerasimenko é considerado um verdadeiros fóssil deste processo".

Como uma família que aguarda ansiosamente notícias da filha viajante, o clima de ansiedade perdurou até a tarde de hoje, no Centro Europeu de Operações Espaciais, em Darmstad (Alemanha), já que a sonda levaria pelo menos sete horas até aquecer e enviar os primeiros sinais à Terra.

A luz dessas atribulações, não me custou muito imaginar um diálogo hipotético entre a mãe ESA e a filha Rosetta:

- "Alô, Rosetta! Minha filha, onde você está?"
- "Tô aqui parada na região metropolitana de Júpiter. As obras do BRT tumultuaram muito o trânsito. Fiquei três anos hibernando dentro do transporte público".
- "Mas você volta antes da Copa, filha?"
- "Não vai dar não, mãe. Vou ter que estudar até mais tarde com um colega de faculdade, que pegou exame especial. Tenho que dar uma força para ele".
- "Então, está bem, filha. Mas não demora muito, não, viu? Deixei um pratinho de lasanha na geladeira. Quando chegar, é só esquentar."
- "Tá certo, mãe. Agora deixa eu ir, que já está quase na hora de descer no ponto"

Rosetta então desliga, sai de órbita e senta na calda de Churyumov-Gerasimenko, seu colega de faculdade. Só que em vez de estudar, eles vão dar um rolé nos confins do Universo, bem longe do Sol -  aquele fofoqueiro! - que é bem capaz de contar para a ESA que as obras do BRT chegarão, quando muito, até a metade da Avenida Antônio Carlos.

Fim do delírio. Hora de ir dormir. Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário