UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Ponto de vista

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ponto de vista

Tudo nessa vida é uma mera questão de ponto de vista.

Senão, vejamos: o Irã, cujo estado é teocrático e que tem como autoridade máxima o aiatolá Ali Khamenei, pode parecer um país conservador aos olhos (femininos e masculinos) ocidentais. Esta deve ter sido, inclusive, a primeira conclusão que se tirou quando chegou, quentinha, a notícia do decreto de "que é moralmente ilícito pessoas de sexo oposto sem vínculo marital ou familiar conversarem por chat na internet" (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1394904-ira-censura-chat-entre-pessoas-de-sexo-oposto-que-nao-sejam-da-mesma-familia.shtml).

A decisão "foi anunciada na segunda-feira por meio de uma fatwa, decreto religioso emitido pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei". Perguntado sobre "o que ele achava das conversas por mensagens instantâneas entre homens e mulheres", Khamenei concluiu, sem rodeios: "diante da imoralidade que muitas vezes envolve essas coisas, é algo que não é permitido".

Contudo, entretanto, porém... poder-se-ia ver a coisa por outro ângulo, já que a proibição envolve apenas pessoas do sexo oposto sem vínculo marital ou familiar. Só que ela nada diz da troca de mensagens libidinosas entre transexuais, lésbicas e gays. São estas, afinal, que acabarão tendo livre curso no Irã, caso se decida concreta pelo veto da troca de mensagens - veto este que, felizmente, "seria difícil de implementar no país onde metade dos 75 milhões de habitantes são usuários frequentes da internet, formando um dos maiores contingentes de internautas no Oriente Médio".
  
Como eu mesma disse no início desse breve comentário, tudo nessa vida é questão de ponto de vista. É só forçar a barra que dá. E se não ainda der, fure as vistas. Fácil assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário