UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Láitchi

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Láitchi

Desde 1º de janeiro estão valendo as regras que a Anvisa fixou para qualificar os produtos de "light": "Para vincular o alimento à palavra, o produto 'light' deve ter pelo menos 25% a menos de um determinado nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio ou valor energético) que o produto convencional do mesmo fabricante", explica notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo online (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/01/1404642-regras-para-termos-light-e-isento-de-gordura-trans-entram-em-vigor.shtml).

A notícia ainda explica que, na ausência de produto convencional na mesma marca, os 25% serão calculados sobre a média dos produtos concorrentes.

O problema é que a nova norma dos 25% nos leva inevitavelmente à seguinte indagação: e como era antes? Bem, até 31 de dezembro do ano anterior, o termo "podia designar o produto com baixos valores absolutos de determinado nutriente ou um produto com certa redução do nutriente".

Traduzindo em miúdos: qualquer coisa podia ser "light". O que prova que comida honesta anda em falta no mercado. Se bem que o difícil mesmo não é achar produtos genuinamente "light"; difícil é levar a vida com leveza genuína. Mas isto a dona ANVISA ainda não ensinou.





 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário