UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Orientalismo tupiniquim

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Orientalismo tupiniquim

Fim da linha para o famoso "Chá Sete Ervas"! A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou ontem no Diário Oficial da União a suspensão da distribuição e do comércio do famigerado produto e de mais oito produtos fitoterápicos por não possuírem registro naquele órgão (http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/09/15/anvisa-suspende-distribuicao-venda-de-nove-fitoterapicos-no-pais-925360145.asp).

Não sei se estamos falando exatamente do mesmo chá, mas quem passou as tardes em casa lá pelos no final da década de 1980 e início 1990 deve se lembrar bem de uma determinada publicidade de TV do Chá emagrecedor Sete Ervas. O produto povoou o imaginário dos telespectadores - em sua maioria crianças - com estereótipos da Índia, de onde viriam supostamente as sete ervas que compunham o produto.

Minha memória de elefante trouxe à tona alguns detalhes pitorescos da publicidade: nela, uma moça de cabelos longos e pretos, trajada com trajes supostamente típicos da Índia (aspecto bastante discutível), dizia que como o chá era oferecido em cápsulas por ser "intragável para o paladar ocidental".

Bem, foi graças a esta publicidade que aprendi, em tenra idade, que existe um "ocidente" e um "oriente" com gostos a tal ponto distintos que essas duas metades da Laranja Terra jamais não poderiam tomar um simples chá juntas. Aquilo com certeza foi um achado publicitário, uma espécie de estratégia argumentativa de vendas totalmente kamikase: a despeito de todas as diferenças culturais atestadas entre "nós" e "eles", a moça trajada "à la indiana" tentava manter a autoridade de quem está por dentro dos hábitos do povo indiano.

Na verdade, aquela moça arriscava uma espécie de "tradução cultural" da Índia para o populacho não iniciado. Claro, o resultado era desastroso demais porque estava apoiado em uma representação estereotipada e pouco convincente de "indianidade". Se bem que nada impede que ela tenha tido lá sua eficácia e que aquela conversa de "paladar ocidental" tenha atiçado a curiosidade de muitas damas e cavalheiros desejosos de se desfazer de alguns quilinhos sobressalentes. Vai saber...

Para quem não sabe, o Chá Sete Ervas 130g que foi proíbido pela ANVISA é aquele produzido pela Rouxinol Produtos Naturais. Na senda de mercado em expansão e cada vez mais desejoso de técnicas rápidas e milagrosas de emagrecimento, ele era "indicado para obesidade, gordura localizada, celulite,colesterol".

Já contra os males causados pelos estereótipos de sua publicidade a que me refiro, lamento informar que seu melhor antídoto já estava disponível anos antes de sua veiculação, desde a publicação, em 1978, do livro "Orientalismos", de Edward Said, uma bíblia crítica das representações ocidentais sobre o "Oriente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário