UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Reviravolta

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reviravolta

É... O ano do Dragão faz mais uma das suas!

"Em menos de 24 horas um casal de catadores de material reciclável que vive debaixo de um viaduto no Tatuapé, zona leste de São Paulo, viu sua vida virar do avesso", relata matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo online (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1117708-vida-de-moradores-de-rua-tem-reviravolta-apos-devolucao-de-dinheiro.shtml).

A razão de tamanha mudança virou ganhou ampla divulgação na imprensa, como não podia deixar de ser: "No período, eles acharam R$ 20 mil furtados de um restaurante, entregaram o valor para a polícia e apareceram em emissoras de TV como exemplo de honestidade", prossegue.

Tamanha surpresa diante da reação de ambos me parece uma reação bastante ambivalente da parte dos jornais e comentários postados aqui e acolá. Por um lado, é bem certo que exemplos de honestidade não grassam feito chuchu na cerca. Os poucos que existem merecem ser publicizados, incensados e louvados com oferenda de flores ao mar. Ainda mais quando o ato de honestidade envolve abrir mão de uma quantia financeira respeitável.

Por outro lado, a estupefação geral da nação diante da atitude do casal pode ser um indicador de uma crença bastante arraigada, segundo a qual os pobres são mais propensos a roubar do que os ricos - seja por "necessidade", seja por "desvio de caráter", seja por um viés "cultural", enfim: seja lá por que razão for.

De qualquer forma, a reviravolta da vida de Rejaniel de Jesus Silva Santos e Sandra Regina Domingues, autores da façanha não ficou "só" na devolução integral da quantia encontrada. "Os dois ainda se encontraram com os donos do dinheiro, foram ameaçados pelos ladrões, conseguiram um teto provisório, receberam propostas de emprego e um convite para voltar ao Maranhão reencontrar a família de um deles".

Bem, não vou me alongar explicando cena por cena como tudo aconteceu. Quem quiser que dê uma olhada na matéria da Folha. Eu, que ando tão desacreditada em mudanças repentinas, agradeço aos herois do dia por me lembrar que, em 2012, tudo parece possível! 

Porque comportamento honesto merece virar "corrente" de rede social: se você acredita, curta; se você adere, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário