UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Ufanatismo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ufanatismo

Já ouviram falar daquele filme "Encaixotando Helena"? E da novela brasileira "Emplacando a burrice"?

A analogia entre o filme e a "novela" é capenga, reconheço, mas o fiz mais por uma questão de semelhança sintática no título, do que por afinidade real entre ambas as obras. Primeiro porque o filme - um clássico do início dos anos 1990 - é obra exdrúxula e ficcional, ao passo que a novela brasileira, apesar de fictícia (já que não existe novela nenhuma com este nome), é de um realismo visceral.

A novela em questão refere-se à divulgação do posicionamento que o Brasil ocupa hoje no ranking mundial de venda de carros (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/brasil-sobe-duas-posic-es-no-ranking-de-venda-de-carros-1.9629). A matéria publicada hoje no jornal Hoje em Dia online, intitulada "Brasil sobe duas posições em ranking de venda de carros", tropeça em um ufanismo tão macabro quanto o cirurgião do filme supracitado: "segundo relatório da empresa de consultoria e informações do setor automotivo Jato Dynamics (...) o Brasil, que estava na sétima posição no relatório de abril, subiu para a quinta posição, mesmo com a queda de 8,7% nas vendas em maio, para 274.476 unidades", informa a notícia.

De acordo com o malfadado ranking, o país anda "perdendo" (com aspas bem grandes!) para a China, os EUA, Japão e Alemanha, nesta sequência. Como se número de emplacamentos fosse indicador de qualidade de vida... Claro, não precisa ser nenhum mágico para compreender que o ranking não passa de ilusão. Carros novos sendo lançados exponencialmente nas ruas é um indicador do atraso de vida, pois não tem malha viária que dê conta de tanta "placa nova" circulando neste país.

Enfim, dá até indigestão ler uma notícia dessas, justamente hoje que eu fiquei agarrada uma hora no percurso que vai da rodoviária da Roça Grande até o Centro Aministrativo do estado. Um percurso banal, mas artificialmente prolongado. Não fosse a discografia completa do Led Zeppelin no meu celular para entreter meus ouvidos, o traslado teria sido uma verdadeira tortura: encaixotada como Helena, a mercê da insensatez alheia. Muito pior do que qualquer novela das 20h!

Nenhum comentário:

Postar um comentário