UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: A extinção

sexta-feira, 22 de março de 2013

A extinção

Senhoras e senhores:

Interrompemos a nossa programação para comunicar que os dinossauros não foram extintos em função da queda de um meteoro. Mais informações no parágrafo seguinte.

A "revelação" - que não há de mudar a sua vida, nem a minha, e muito menos a sorte dos dinossauros - foi divulgada hoje em notícia do jornal O Globo online: "Uma equipe de cientistas que participou da 44ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, nos Estados Unidos, conclui agora que a rocha espacial acusada de extinguir os dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, não era um meteoro, mas sim um cometa" (http://oglobo.globo.com/ciencia/cientistas-estimam-que-cometa-nao-meteoro-extinguiu-dinossauros-7917537).

Para chegar a esta conclusão, os cientistas andaram fazendo medições da quantidade de irídio presente na região de uma cratera de aproximadamente 180 quilômetros de diâmetro, denominada Chicxulub, no México. "Em Chicxulub, o nível do irídio 'extraterrestre' era insuficiente para corresponder a de um meteoro que produzisse uma cratera tão grande". A partir daí, concluiu-se que o impacto que deu origem à cratera foi causado por um corpo menor, mas muito mais veloz. Ou seja: um cometa, que nada mais são do que "bolas de poeira, pedras e gelo."
 
Mesmo se, tecnicamente falando, a substituição de um meteoro por um cometa, na teoria da extinção dos dinossauros, parece afetar a minha vida em dois aspectos distintos. Em primeiro lugar, ela me faz refletir sobre as mortes súbitas, os fins trágicos, causados por coisas pequenas, mas velozes. "Morrer de cometa deve ser mais assustador do que morrer de meteoro", concluímos, solidarizados com as vítimas já extintas.
 
Em segundo lugar, ela me lembra que tenho que fazer mais medições de irídio extraterrestre nos meus objetos pessoais. Eles podem ter sido trazidos em alguma calda de cometa, pela via Láctea, estrada mais bonita. Provavelmente, a concentração de irídio dos meus pertences ultrapassará, em muito, os níveis da cratera Chicxulub.
 
Absorta em devaneios desta monta, e pronta para desmontar na cama, eu me despeço, senhoras e senhores, desta semana tumultuada que finda aqui, agora, com meteoro ou cometa, pouco importa! E um bom fim de semana para quem me leu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário