Boa notícia para os alarmistas de plantão, daqueles que arrepiaram a coluna vertebral com o filme "Melancholia" do Lars Von Trier: é que um asteróide de verdade, denominado 2005 YU55, passará a uma distância inferior a que liga a Terra à lua. "A data será 8 de novembro, às 20h28 (horário de Brasília), pelos cálculos da Nasa (agência espacial americana)", afirma notícia publicada no O Globo online (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/997656-asteroide-passara-a-uma-distancia-menor-que-a-da-terra-a-lua.shtml).
Tá, mas e daí? Uai, daí nada. É que o 2005 YU55 é notícia velha e ultrapassada e não faz medo em ninguém mais. Quando muito, ele andou levantando suspeita há uns sete anos atrás, quando "foi considerado como sendo um 'potencialmente perigoso' --ou seja, haveria uma possibilidade de ele atingir a Terra, caso sofresse uma mudança na sua rota por alguma influência externa". Mas como o risco desta vez é mínimo, é melhor irmos logo procurando outra razão para ficarmos melancólicos.
Nem com medo, nem melancólica: acabei foi gostando de saber que o asteróide tem uma dimensão equivalente a quatro campos de futebol. Daria para colocar os times mineiros - América, Atlético e Cruzeiro - jogando cada qual em um campo e ainda alugar o quarto para o Ceará.
Mas, por favor, não riam do Ceará! A distância que nos separa da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2011 é bem menor que a distância que separa o 2005 YU55 do planeta Terra.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário