UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Prometeu fazendo arte

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prometeu fazendo arte

Cientistas desvendaram a origem do mito de Prometeu Acorrentado.

Parece história dos tempos de colégio, mas não é. A sonda espacial Cassini, cuja função é vigiar a Lua Prometeu, acabou flagrando um evento inusitado: "uma guerra de bolas de neve" em pleno anel F de Saturno.

Não sou eu quem afirma, mas uma matéria publicada na Folha online de hoje: "Os cientistas que monitoram a atividade da sonda espacial testemunharam quando pequenos aglomerados de gelo avançaram através de um dos principais anéis de Saturno, o anel F"  (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1081249-sonda-cassini-captura-guerra-de-bolas-de-neve-em-anel-de-saturno.shtml).

Sabe-se que o anel F é o mais externo dos anéis de Saturno e que tem em torno de 900.000 km de circunferência. O efeito "guerra de bola de neve" surge justamente quando Prometeu passeia pelo anel F. "A perturbação gravitacional gerada regularmente pela Prometeu gera canais e ondas no anel F. Se sabia que parte das partículas de gelo que se movimentavam devido a esta perturbação gravitacional poderiam se unir, formando aglomerados", que nada mais são do que "bolas de gelo cujo tamanho pode alcançar até um quilômetro". 

Esse mundo anda mesmo mudado! Ao mesmo tempo em que os cientistas que acompanharam as imagens registradas pela sonda acreditam que o registro do evento tenha sido um mero golpe de sorte, todos estão convictos de que a guerrinha de bolas de neve foi obra de Prometeu.

Por essas e por outras, Prometeu deverá passar mais alguns milênios acorrentado, até que a ordem seja restabelecida nos anéis de Saturno.

P.S. = Um pouquinho de imaginação literária na ciência cai bem de vez em quando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário