UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: A batalha

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A batalha

Hoje é Dia de São Jorge, "um dos mais proeminentes santos militares" na hierarquia dos devotos. "De acordo com a tradição, São Jorge foi um soldado do exército romano e, também, um padre", relata nota publicada na Folha online (http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/ultimasdasredessociais/1080158-tuiteiros-comentam-dia-de-sao-jorge-e-convocacao-de-ricardinho-no-volei.shtml).
Tivesse ele escrito a oração que circula em seu nome, teria sido também, além de santo e militar, poeta de primeira. Tão bom que, mesmo sem assumir explicitamente sua verve poética, já conseguiu emplacar sua oração e virar "trending topic" no Twitter.
A oração de São Jorge é uma invocação à proteção divina. A canção de Caetano Veloso é uma ode à lua e aos seus encantamentos. Ironia do destino: no dia de São Jorge, é a lua nova que desponta no céu, supostamente devorada pelo dragão.

Mas pouco importa! O risquinho de lua que sobrou no céu já é mais do que suficiente para eu dançar o meu contentamento e comemorar o desfecho de mais uma batalha.

Salve, Jorge!

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/G1Pp56Ahtno?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

E, aproveitando a deixa, a famosa Oração de São Jorge:

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

São Jorge rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário