UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Ataques

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ataques

Duas estranhas e perturbadoras coincidências puderam ser registradas hoje pelos jornais do Brasil e do mundo (em certa medida). Não que elas tenham necessariamente ligação entre si. Mas elas, certamente, falam de ameaças reais de grande potencial destrutivo.

Enquanto "duas explosões coordenadas atingiram a linha de chegada da maratona de Boston, na tarde desta segunda-feira" (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/04/1263048-explosoes-coordenadas-atingem-tres-pontos-de-boston-e-deixam-mortos.shtml), ferindo mais de 100 pessoas e matando outras duas, "a plataforma de publicação de blogs Wordpress está sob ataque de uma rede de computadores zumbis formada por 'dezenas de milhares' de máquinas" (http://oglobo.globo.com/tecnologia/wordpress-atacada-por-rede-de-milhares-de-pcs-zumbis-8117138).

Apesar da incipiência de dados objetivos e seguros sobre as explosões de Boston, estuda-se a possibilidade de ter havido "um incidente também, pouco depois, na biblioteca pública John F. Kennedy, na mesma região". Já os ataques contra a Wordpress, estes são impetrados pelos "botnets", que "são legiões de computadores pessoais que, infectados por vírus, agem de acordo com a vontade dos criminosos, geralmente sem que seus donos saibam".

A procedência da ameaça e a fragilidade dos sistemas segurança são, contudo, a tônica dos dois eventos. No caso das bombas de Boston, "o vice Joe Biden afirmou que 'aparentemente, houve um ataque a bomba'. 'Não sei dos detalhes sobre o que causou isso ou quem o fez. Não acho que isso já exista". No que se refere ao Wordpress, "o ataque ocorre uma semana depois de a Wordpress implementar um sistema opcional de dois passos para verificação de usuários".

Bem, não há muito mais a dizer sobre os dois eventos, exceto que aquele que implicou na perda de vidas humanas é infinitamente mais sério e desastroso do que a insconsciência dos blogueiros. Mas, apesar de possuírem implicações totalmente distintas, eles nos farão refletir um pouco mais sobre este dia 15 de abril, quando formos encostar a cabeça no travesseiro e sonhar o sono dos justos. 

Uma coisa é certa: contra ataques inesperados, o melhor antítodo é a consciência leve. E a certeza de que, se partirmos hoje ou amanhã, não estaremos em débito com nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário