UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Eremita moderno

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Eremita moderno

Procura-se um eremita ético desesperadamente!

Já vai longe o tempo de Simeão Estilita, asceta cristão famoso por ter vivido em pleno deserto, em cima de uma coluna de pedras. Mas em um mundo solapado por promessas de conectividade instantânea, quem sofre mesmo são os eremitas modernos: além da falta de apoio logístico, há também falta de referência ética.

"A polícia do estado do Maine, no nordeste dos Estados Unidos, prendeu um eremita que havia desaparecido da vista dos moradores em 1986 e que sobreviveu roubando provisões de acampamentos da região, informaram meios de comunicação locais nesta quinta-feira (11)" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/bizarro/policia-prende-eremita-desaparecido-desde-1986-nos-eua-1.111720).

Conhecido como "o eremita da lagoa do norte", Christopher Knight tem hoje 47 anos, mas vive nas imediações de Rome desde que se lançou na profissão de eremita, ainda aos 20 anos de idade. No entanto, "Knight teria confessado à polícia que é responsável por 1.000 roubos ao longo dos anos, mas disse que levou apenas o que necessitava para sobreviver".

Knight, que está preso desde o último dia 04 de abril, "disse que não havia tido uma conversa com outro ser humano desde meados de 1990, quando se encontrou com alguém em um caminho". Com a experiência acumulada, ele vai preferir mil vezes ir para a solitária do que gozar da companhia calorosa de companheiros de cela.

Quem se compadecer da sorte de um eremita que sobreviveu em pleno estado do Maine,  cuja amplitude térmica pode chegar 75ºC, variando entre - 40ºC e 35º C, é bom lembrar que se ele fosse cumprir pena aqui no Brasil, ele teria o pior dos mundos como eremita: além das piores condições de sobrevivência, dada a superlotação dos presídios, ele enfrentaria Marcos Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados...








Nenhum comentário:

Postar um comentário