UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Seis segundos

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Seis segundos

Há várias semanas, venho terminando minhas segundas-feiras gritando para pararem o mundo, que eu quero descer. Mas é bem provável que eu não tenha gritado forte o suficiente: o mundo continua girando e eu ainda não desci nem para um cafezinho.

Há, contudo, uma química intrigante que torna o primeiro dia útil da semana propenso a cataclismas existenciais de toda ordem: estes variam desde maremotos psicológicos até tusinamis emocionais, passando por trepidações mentais, oscilações tectônicas de humor e fortes abalos no pensamento lógico. O coração costuma entrar em erupção, mas a alma, coitadinha, é de todas a que mais sofre: chega a ajoelhar no milho e pedir para a terça-feira chegar logo.

Felizmente, o Twitter inventou um aplicativo que pode servir de argumento para o encurtamento dessas segundas-feiras exacerbamente longas: "A empresa lançou em janeiro o Vine, um aplicativo que permite produzir vídeos com a duração máxima dos tais 6 segundos e compartilhar na rede" (http://oglobo.globo.com/tecnologia/a-nova-aposta-do-twitter-videos-de-seis-segundos-8053715).

O aplicativo é bem a cara do Twitter, ou seja, na onda das coisas rapidinhas, curtinhas, descomplicadinhas: de acordo os desenvolvedores do aplicativo, a "restrição inspira a criatividade, seja através de um tweet de 140 caracteres ou seis segundos de vídeo". Mesmo para quem, exatamente como eu, não curte, não entende ou não adere ao Twitter, o aplicativo tem se revelado dos mais atraentes: "Os vídeos do Vine têm tudo a ver com abreviação, a versão curta de algo maior. São pequenas janelas que nos permitem ver as pessoas, ideias e objetos que compõem sua vida — descreve Dom Hofmann, cofundador do Vine" em notícia publicada hoje no jornal O Globo online.

Obviamente, não sou a única a ficar de olho no aplicativo: "Grandes empresas estão descobrindo que seis segundos podem ser tempo suficiente para divulgar suas marcas. Gigantes como a General Electric, a rede de farmácias Walgreens e a loja de roupas online ASOS já produzem e divulgam seus microvídeos no aplicativo". Mas nenhuma dessas empresas, com certeza, já teve a ideia genial de compactar as 24h da sua segunda-feira mais tumultuada em um microvídeo de seis segundos.

Termino, pois, minha segunda-feira, pleiteando pela minha "versão curta de algo maior". E mesmo sabendo que o período de seis segundo é demasiado breve  - posto que é chama - vou preferi-lo mil vezes à eternidade dessas minhas últimas 24h.

E para todos os sobreviventes desta segunda-feira hecatômbica, aqui vai o meu "boa noite" mais que solidário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário