É, gente boa!
Então você está terminando a semana que nem cachorrrinho que caiu do caminhão de mudança, totalmente chacoalhado(a) pelos acontecimentos, entregue às paixões do momento, remexido(a) até as entranhas, dividido(a) entre a vertigem da semana e o cansaço acumulado, tentando achar o rumo de casa, uma boa xícata de chá de erva cidreira e uma cama limpa e quentinha para repousar seu corpinho judiado?
Ha! Então, você vai ter que esperar um pouco mais, porque este próximo sábado promete! "Uma nuvem magnética vinda do sol deve chegar à atmosfera terrestre neste
sábado, conforme anunciaram cientistas do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (Inpe)", relata notícia publicada hoje no jornal O Globo online (http://oglobo.globo.com/ciencia/fenomeno-solar-pode-causar-tempestade-magnetica-na-terra-neste-sabado-8096786).
Em outras palavras: como se já não tivesse bastado a semana que passou, um fenômeno denominado de "ejeção de massa coronal" (CME em inglês) se dirige rumo à Terra, com uma velocidade média de nada mais, nada menos que mil quilômetros por segundo, só para animar ainda mais seu fim de semana.
O comunicado divulgado pelo Inpe é claro quanto aos possíveis danos da CME: "Ao atingir a Terra a nuvem de plasma provoca perturbações na
magnetosfera terrestre (campo magnético terrestre) de intensidade
variável. Nos casos de perturbações brandas são produzidas auroras nas
altas latitudes e regiões polares. Já no caso de perturbações severas
são produzidas as chamadas tempestades geomagnéticas."
E sabe qual o efeito disso? Ao contrário da CME, que sabe muito bem o rumo que toma - isto é, o do planeta Terra - você, que sofreu que nem cachorro sem dono para chegar vivo(a) até o fim desta semana, continuará com a mesma cara de cachorrinho caído de caminhão de mudança ainda por um bom tempo.
Mas tem um consolo, apesar dos pesares: "nos casos mais extremos, o fenômeno pode prejudicar temporariamente a transmissão de energia de redes elétricas" e você se verá privado de assistir ao programa Caminhão do Faustão no domingo. Fantástico, né? Mas para quem nem tem TV em casa, não fará a menor diferença. Melhor será espanar a poeira e tentar correr atrás do caminhão. Quem sabe ele não te espera?
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário