UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Briófitas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Briófitas

E eis a boa notícia do dia: pesquisa publicada esta semana na revista Proceedings of National Academy of Sciences revela que, após passarem os últimos 400 anos sob o gelo do Círculo Ártico, 60 espécies de briófitas voltaram à vida e passam bem.

De acordo com notícia publicada hoje no jornal O Globo online, a vegetação redescoberta foi enviada para cultivo em laboratório e "voltou a crescer, como se o tempo não tivesse passado" (http://oglobo.globo.com/ciencia/plantas-congeladas-sob-geleira-ha-400-anos-voltam-brotar-8519027).

A ressurreição das briófitas está ocorrendo neste exato momento "numa área próxima à Ilha Ellesmere, onde as geleiras têm recuado de 3 a 4 metros por ano desde 2007", prossegue a notícia.
É interessante notar que o fenômeno acontece em função da reversão de um processo de esfriamento ocorrido há quatrocentos anos atrás e que acabou resultando na redução de 5ºC da temperatura média do Círculo Ártico.

No entanto, o saldo do aquecimento global atual tem-se mostrado mais potente que o resfriamento de séculos atrás: "A região da Ilha Ellesmere, na periferia do Ártico, é uma das regiões do planeta onde o aumento das temperaturas é mais flagrante. O monitoramento do gelo desta localidade mostra que, nos últimos 30 anos, ela aqueceu cerca de 6 graus Celsius." Com isso, "são pelo menos 60 espécies de briófitas com a mesma aparência de 400 anos atrás. O caule, a folha, tudo estava conservado, só que descolorido."

Diante de tão otimista constatação, meu voto é pela briofitagem geral da nossa existência: isto é, que consigamos sobreviver às intempéries da vida, conservando inalterados o mesmo frescor e a mesma capacidade de regeneração - mesmo se às custas de algum desbotamento nas camadas mais superficiais.

Mas, com ou sem briofitagem geral da existência humana, tenho certeza de que, graças ao seu estado de conservação, as briófitas serão, muito em breve, as plantinhas mais populares aqui no nosso País das Mil e Uma Plásticas: é que, ao tomarem conhecimento dessas espécies, uma geração de celebridades lobotomizadas pedirão de joelhos para voltar como briófitas na próxima encarnação.

Anotem aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário