UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Despedaçado

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Despedaçado

Um furacão passou por sua vida neste mês de abril? Pois aqui vai aquele consolo besta que te faltava para poder pegar no sono tranquilamente nessa véspera de feriado nacional: a sonda espacial Cassini, que passeia pela órbita do planeta Saturno desde 2004, capturou imagens de um furacão que provam que as coisas podem ser, de fato, muito piores em outras partes do nosso sistema solar.

Foi justamente com base em imagens capturadas pela sonda Cassini que "cientistas da Nasa identificaram um superfuracão, no Polo Norte de Saturno, com tamanho 20 vezes maior que de um furacão terráqueo"  (http://oglobo.globo.com/ciencia/sonda-cassini-registra-superfuracao-em-saturno-8249824).

Ou seja, se a sua tristeza era simplesmente em decorrência da falta de consolo, então chegou o momento de ser feliz: com seus "2 mil quilômetros de diâmetro","a velocidade dos ventos do furacão de Saturno chegou a 530 quilômetros por hora, muito mais do que qualquer entre os piores furacões já registrados na Terra."

Agora, se o consolo besta ainda foi insuficiente para recuperar seu humor, então fica aqui a minha última tentativa de oferecer paralelos mais palpáveis: "O Furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, e matou 1.700 pessoas, tinha ventos entre 177 e 207 quilômetros por hora", explica notícia publicada no jornal O Globo online.

Qualquer que tenha sido o seu potencial destrutivo, este "abril despedaçado" - só para usar uma expressão que a amiga de um amigo usou com muita propriedade ainda há pouco - ainda ficou no âmbito dos furacões de dimensões do Katrina. Aliás, o paralelo não me deu a menor vontade de colocar os meus pés em Saturno. Por enquanto, vou ficando por aqui mesmo, em pleno planeta Terra, torcendo para que o mês de maio nos dê criatividade suficiente para fazer um belo mosaico dos cacos que restaram do último mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário