UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Marte colonizado

terça-feira, 14 de maio de 2013

Marte colonizado

Cansou do trânsito, perdeu o emprego, terminou o oitavo casamento, quebrou a unha, apelou com a vida e decidiu ir para bem longe daqui. Se você se encaixa em uma das situações descritas na frase anterior e optou pela saída "vou sumir de uma vez por todas", saiba que você está na mira de muita gente.

Na realidade, é preciso um pouco mais do que a vontade de sumir. É preciso de algum espírito de aventura para ser o alvo perfeito para uma série de programas de viagem tripuladas ao planeta Marte. Isso mesmo: Marte. E o administrador-chefe da Nasa, Charles Bolden, já mandou avisar: "Uma missão humana para Marte é hoje o destino final da Humanidade no nosso Sistema Solar e uma prioridade para a Nasa. Todo nosso programa de exploração está alinhado com este objetivo" (http://oglobo.globo.com/ciencia/destino-final-marte-8380148).

A bem da verdade, nem tão original assim é a notícia. Há tempos atrás, comentei sobre a iniciativa do empresário Dennis Tito de enviar um casal de astronautas para o planeta vermelho (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2013/03/pacote-para-marte.html).

O que é novidade mesmo é saber que os projetos de levar gente desta terra para Marte estão vingando:  "Mais ou menos ousados, os projetos vão desde uma escalada gradativa que passaria antes por uma visita de astronautas a um asteroide, como o pretendido pela Nasa, a um reality show proposto por uma organização holandesa que acompanharia a vida dos primeiros colonos, que receberiam uma passagem só de ida a Marte, e já tem cerca de 80 mil interessados, entre eles 18 brasileiros".

Passagem só de ida para Marte, 80 mil interessados, dentros os quais 18 brasileiros. Viu só? Tem mais gente sonhando com o mesmo destino. E se todos esses 80 mil colonos potenciais tiverem as mesmas chances de lá chegar, é bem possível que você volte a enfrentar aquele trânsito do qual estava fugindo, quando decidiu isso aqui.

Aliás, se você for mesmo a para Marte, leve, por via das dúvidas, sua carteira de trabalho e uma cópia da CLT: do jeito que tem gente querendo sumir para Marte, é bem capaz de haver superpopulação, escassez de emprego e multiplicação de formas análogas ao trabalho escravo por lá também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário