UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Age of Aquarius

terça-feira, 15 de março de 2011

Age of Aquarius

Fui pressionada por terceiros - leia-se Dona Jussara - a falar hoje sobre o tempo. O tema é batido, reconheço. Mas hoje também não tenho a menor pretensão de inovar, nem de entreter. Por isso mesmo, topei o deasafio.

Confesso que assim soube do último terremoto no Japão, fiquei logo imaginando em quantos centímetros o eixo da terra seria deslocado e o quão mais curtos ficariam nossos dias. Sim, meus caros, os dias estão ficando objetivamente mais curtos, não é balela. Na verdade, essa constatação veio à tona ainda nos últimos dias do ano de 2010, durante um papo com amigos no meu restaurante natureba preferido. Papo vai, papo vem, alguém comenta que o terremoto no Chile havia sido tão forte que ele deslocou em alguns centímetros o eixo da terra, alterando a inclinação da bolota e, consequentemente, a duração dos nossos dias.

Mas essa não foi a maior revelação daquele dia. Dona Diva, uma das pessoas com quem tive o prazer de me sentar à mesa, me relatou um fato interessante e que está diretamente relacionado à percepção do tempo: seu tio de 87 anos, que já não anda, nem enxerga, e que passa os dias inteiros na cama, havia confidenciado poucos dias antes a sua sobrinha que o ano de 2010 tinha voado, que os dias tinham passado muito rápido e que quando ele assustava, a semana já tinha acabado. Logo ele, cuja falta de mobilidade nos faria crer que o tempo seria uma das coisas mais arrastadas do mundo... E já não era. Fato consumado: os dias estão realmente passando mais rápido.

Mas voltemos ao eixo da terra. Ontem li que "o terremoto provavelmente mudou o equilíbrio do planeta, movendo a terra em relação a seu eixo em cerca de 16,5 cm. O tremor também aumentou a velocidade da rotação da Terra, diminuindo a duração dos dias em cerca de 1,8 milionésimos de segundo" (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/terremoto-alterou-equilibrio-da-terra-e-dia-fica-menor-1.252531).

Ora, se o equilíbrio do planeta mudou, o que eu fiz para acompanhá-lo desde a 6a feira passada? Yoga, biodança, comida macrô? Sim, mas também deixei de escrever no blog ontem por falta de tempo... Ledo engano: adiar meus pequenos prazeres frugais - e escrever é um deles - não me fará uma pessoa mais equilibrada, nem mais concentrada, nem mais feliz. Por isso, com ou sem artigo concluído (já que essa foi a razão da minha abstinência literária), escreverei sobre o tempo. Assim, ao falar dele, quem sabe não consigo trazê-lo para para perto de mim e ficamos amigos até o final do dia?

P.S.= Ontem tive a felicidade de terminar meu dia cantando e dançando ao som dessa música do filme "Hair", uma bela homenagem ao meu signo e a minha era, a Era de Aquário! Acho que vou ali, colocar florzinhas no cabelo...

6 comentários:

  1. Eu já cantei essa música numa apresentação de teatro da escola! Não vou negar que desafinei. rs Post bem postado e bem instigado! Falemos sobre o tempo!

    ResponderExcluir
  2. Mas vc cantou com ou sem flores no cabelo? Perguntinha capciosa!

    ResponderExcluir
  3. marialuzianeto@hotmail.com15 de março de 2011 às 16:40

    É Ju! Gosto do que escreve!
    Também tenho me ocupado com essa questão tempo; como passa rápido e como é inexorável! Coisas de Saturno. Talvez seja a hora de adotarmos o "carpe die" já eswquecido há tanto teeemmpo...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Luzia. Eu mesma vivo que nem o coelhinho de "Alice nos País das Maravilhas": correndo e reclamando do atraso. Aliás, não é para menos: estamos no ano do coelho, nos dizeres do horóscopo chinês. E dá-lhe cenourinha com tanto deslocamento de eixo, viu...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! Eu tenho deixado meus pequenos prazeres em nome de uma falta de tempo que estou chegando a conclusão de que nunca vou alcançar. Então está decidido, vivam os pequenos prazeres!!! beijos
    Eliane

    ResponderExcluir
  6. Led Zeppelin forever! Pequenos prazeres forever! Oooops... Empolguei!

    ResponderExcluir