UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Menu "detox"

quinta-feira, 10 de março de 2011

Menu "detox"

Nesses dias de ressaca instituída por decreto federal, abundam nos jornais matérias como esta da Folha Online, que propõe "menus desintoxicantes" para restaurar o corpo dos excessos ocasionados pelas bebidas alcoólicas e pelas comidas gordurosas. Chás, sucos, saladas, wraps, smoothies... Só se esqueceram de receitar reza brava, porque de resto... (http://guia.folha.com.br/guloseimas/ult10080u886348.shtml).

Euzinha aqui, que ando revivendo e revirando emoções antigas - algumas melhores, outras piores - fiquei me perguntando que tipo de regime "detox" traria algum efeito para a alma. Não que eu ache que a dieta de alimentos não tenha efeitos sobre os ânimos, pelo contrário. Mas a alma pede cuidados especiais: alongamentos de coluna e da vontade, flexões de braço e de orgulho, alinhamento do pés na direção do destino, aquecimento do corpo e das ideias libertadoras. Mas o que poderia proporcionar tanta coisa boa junto?

Foi nesse intuito que escolhi um brevíssimo "menu detox" para a alma. Ele contém poucos preceitos simples para deixar sua alma mais limpa e mais leve:

1. Faça uma faxina nos seus contatos do msn; se a coisa vingar e o sentimento de alívio for muito grande, avance sem temor: corra para o Orkut e complete o trabalho de limpeza no Facebook. Depois acenda um incenso para arejar as ideias e atrair contatos mais profícuos...

2. Leia alguma coisa reconfortante, que te relembre prazeres frugais e descompromissados; vale Revistinha da Mônica e Superaventuras Marvel (para quem curtia, claro...).

3. Escute aquela velha canção que mexe com suas as entranhas; não necessariamente uma música que tenha marcado o seu passado (na verdade, é até melhor que não tenha), mas uma que te dê gosto de viver algo legal que você ainda não viveu. E reze para que esse futuro esteja bem próximo.

4. Medite sobre suas apreensões. Elas não estão aí apenas para encher linguiça ou para render alguns "posts" emotivos no seu blog. Elas dizem muito do que você viveu e, principalmente, da forma como você processou vários acontecimentos ao longo da vida. Medite para que suas apreensões não te imobilizem e nem te aprisionem. E seja feliz, mesmo estando triste.

Bom, para continuar no clima "detox", aqui vai uma música que ressurgiu do fundo do baú para revigorar meus ânimos e minha capacidade de sonhar com mais e mais ambição. Essa é da época do vinil: "Dig if you will the picture..."

5 comentários:

  1. Adorei o menu "detox". Acho que vou aplicar o 3 e o 4, porque os outros dois, ou me deixariam indecisa por horas ou estragaria minha atual paixão pela releitura de Proust. Hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Sem o no. 1, o detox fica comprometido. Agora, se considerar Proust um prazer frugal e descompromissado, por que não? : )

    ResponderExcluir
  3. marialuzianeto@hotmail.com11 de março de 2011 às 17:26

    Muito sábia sua "receita"; sábia demais talvez.
    Desconfie!!!! Me encantou a última frase do item 4 pois tem sido o meu lema. Quanto ao fundo do baú, não posso arriscar: o meu é muito mais fundo!

    ResponderExcluir
  4. A "sabedoria" do receituário reside na observação (metodicamente dirigida e empiricamente fundamentada) de sua total inexequibilidade. Nusga... Agora eu arrasei!

    ResponderExcluir