Intrigante pesquisa da Yahoo em parceria com a Universidade de Cornell revela que metade de todos os tweets com URLs por lá publicados são gerados por um seleto grupo de 20.000 usuários, isto é, reles 1% do total de inscritos no Twitter (http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/03/29/pesquisa-revela-que-twitter-dominado-por-elite-que-produz-metade-de-todo-conteudo-compartilhado-924115386.asp).
Ao todo, foram analiasados 260 milhões de tweetes contendo algum link URL entre 28 de julho de 2009 e 08 de março de 2010. Os principais geradores de conteúdo são, de acordo com documento publicado na plataforma Yahoo Research e (em ordem decrescente): meios de comunicação, blogueiros, organizações formais e celebridades (http://research.yahoo.com/pub/3386). Que a maior parte dos conteúdos seja produzidas por organizações da mídia, isso em nada me surpreende. Mas que os blogueiros difundam mais que as organizações formais, aí, sim, tenho que dar meu braço a torcer: os dados me surpreenderam.
Concentrações na produção de conteúdos de um lado, concentrações do acesso aos recursos naturais de outro. Enquanto blogueiros se acabam de tanto twittar, matéria do Hoje em Dia escancara estimativa castastrófica publicada pelo Centro de Estudos The Nature Conservancy na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences: "Mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050" (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/mais-de-1-bilh-o-de-pessoas-devem-ficar-sem-agua-ate-2050-nas-metropoles-1.259151).
Se as projeções apontam para uma redução futura do consumo médio de água com o aumento da urbanização e as alterações climáticas, as desigualdades no consumo da água já podem, por outro lado, ser sentidas no presente: enquanto 150 milhões de pessoas no mundo sobrevivem com um consumo médio inferior a 100 litros de água por dia, um americano médio consome, diariamente, algo em torno de 376 litros. Ao que parece, os norte-americanos andam lavando a égua por lá...
Diante desse mundo de crescentes concentrações e distribuição desigual de riquezas e recursos, fiquei aqui pensando: quanto vale a cabeça de um blogueiro que chega, em dias quentes como o de hoje, a tomar dois banhos por dia? Melhor mesmo vai ser eu ficar longe do Twitter, sob pena de virar ameaça mundial.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
terça-feira, 29 de março de 2011
Banhos e blogs
Libellés :
água,
concentração,
produção,
twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário