Albatrozes e cardiologistas unidos em prol do bem comum!
Matéria da Folha Online alardeia: uma albatroz sexagenária denominada Wisdom é vista cuidando de filhote após sobreviver a um tsunami no Havaí (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/892868-albatroz-idosa-volta-para-cuidar-de-cria-apos-tsunami.shtml). Alguns fatos bizarros são trazidos à tona nesta matéria: além da própria sobrevivência a uma catástrofe natural da estirpe de um tsunami, a ave anciã ainda nos fez o favor de sobreviver ao cataclisma pouco mais de um mês após ter dado à luz um filhote em idade avançadíssima (ela, não o filhote).
Resguardos à parte, já é emocionante saber que as albatrozes idosas sobrevivem às ameaças da natureza. Mais muito mais emocionante ainda é constatar que as albatrozes idosas conseguem espaço na mídia de massa: a agência geológica americana US Geological Survey, responsável pela foto de Wisdom exibida hoje no Folha Online, mostra a celebridade em companhia do filho temporão.
A julgar pela matéria, o jornal estaria entoando uma ode à vitalidade sexual em detrimento da idade. Mas que nada! Só se for à vitalidade dos anciãos do mundo animal, porque entre humanos a coisa anda feia. E sedentários de plantão, muito cuidado: outra matéria do mesmo jornal revela que "sexo e exercício aumentam em três vezes o risco de infarto em pessoas que não têm costume de realizar qualquer uma dessas atividades" (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/892792-sexo-pode-desencadear-infarto-em-sedentarios.shtml).
Sem dúvida, o recente estudo sobre a prática de sexo e exercícios por sedentários, realizado pelo Centro Médico de Tufts, em Boston, dá margem a várias interpretações: a primeira delas é que se você anda aderindo ao celibato, o melhor é continuar assim mesmo, para não aumentar os riscos de enfarto. A segunda interpretação possível diz respeito à imensa vantagem competitiva dos albatrozes sobre nós. Se, como diz esta última matéria, "manter-se ativo é pré-condição para uma vida sexual longa e saudável", então a albatroz Wisdom andou batendo record de vitalidade para dar conta de fugir do último tsunami: não se surpreenda, portanto, se em breve ela aparecer com uma ninhada de 100 filhotinhos. Já às senhoras de idade avançada, mas ainda desejosas de gerar um pimpolho, meu aviso é outro: não tentem ficar em forma procurando novos amantes ou algum tsunami nos finais de semana. Palavra de albatroz! Palavra de cardiologista!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
quarta-feira, 23 de março de 2011
"Wisdom" ou a sabedoria dos albatrozes
Libellés :
albatroz,
celibato,
longevidade,
Wisdom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário