UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Love... is in the air!

terça-feira, 22 de março de 2011

Love... is in the air!

Enquanto lia que a Presidente Dilma Roussef anunciou novos investimentos no programa espacial brasileiro (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/892304-dilma-anuncia-investimentos-no-programa-espacial-brasileiro.shtml), fiquei me lembrando da boa da qual escapamos no ano 2000 virar uma Nova Guantanamera na América do Sul. É que, naquela época, ficamos a um fio de permitir que a Base de Alcântara (aquela mesma que mandou 21 cientistas brasileiros para o Além Vida) se tornasse uma base lançamento para a NASA, caso o acordo assinado com os EUA fosse ratificado pelo Congresso. Felizmente não foi.

Passada mais de uma década, os planos da Dilma para a base instalada no estado do Maranhão parecem ser outros: "Para Dilma, o programa espacial é estratégico para o país, pois o Brasil necessita de satélites para vigiar o território, auxiliar na previsão do tempo e prevenir os danos causados pelos desastres naturais."

Como a matéria não entrou nos detalhes sobre o que exatamente deve ser vigiado e que tipo de dano natural pode ser evitado, fiquei aqui pensando com meus botões o que poderia entrar no rol de prioridades: vigiar a família Sarney? Evitar a queda das cabelos, um desastre natural dos mais frequentes e com um imenso número de afetados? Não! Na minha opinião, o Programa Espacial Brasileiro precisa ganhar uma repaginada e ampliar suas ambições. Presidente Dilma Rousef, o povo brasileiro conclama: "Love is in the Air"! Ou, pelo menos, "should be in the air..."

Naves espaciais, satélites, asteróides artificiais, tudo isso deveria servir a um único e divino propósito: escrever no cosmos "love is in the air", que nem aqueles aviões da esquadrilha da fumaça. Tenho certeza de que os EUA aprovariam sem restrições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário