UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Queda livre

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Queda livre

Esta é para todos nós irmos dormir pensando na morte da bezerra...

Tudo aconteceu no dia 07 de dezembro, ainda que o ano do evento não tenha sido mencionado. Imaginem a seguinte situação: dois irmãos caem em queda livre de uma plataforma instalada no 47º andar de um edifício da cidade de Nova Iorque. Um se salva, o outro não. Que nome se pode dar a um evento desta natureza? Sorte? Ou uma série de condições plenamente explicáveis pelas leis da física?

Uma combinação de ambas as opções é a tese defendida nesta reportagem produzida pelo Discovery Channel e difundida pela TV UOL (http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=homem-cai-do-47-andar-de-edificio-e-sobrevive-04020E993260DC893326). O desfecho da queda dos dois irmãos Moreno, ambos encarregados de limpar os vidros do edifício, é estarrecedor: sobrevive ao impacto da queda, estimada em 6 segundos de duração, equivale a sobreviver a uma batida de um carro a 175km/h em um muro de tijolos.

A questão, portanto, gira muito mais em torno das possíveis explicações para a sobrevivência de Alcides Moreno do que para a morte do seu irmão. Hipóteses variadas - como a incrível coincidência de duas peças que se soltam quase que simultaneamente, fazendo a plataforma cair praticamente na horizontal - são fartamente ilustradas com simulações gráficas. Dentre elas, a possibilidade do irmão morto ter sido arremessado da plataforma pouco antes do impacto final, o que determinou sua morte.

Tirando o desconforto de ter sido dublado no molde das antigas novelas mexicanas transmitidas pelo SBT, o vídeo vale a pena. A narrativa é razoavelmente convincente e só perde, em termos de impacto, para a própria queda.

No entanto, convem avisar que vai ser difícil tirar da boca uma pergunta com gosto de fel: por que uns são escolhidos e outros não?

Na ausência de respostas a tão enigmática pergunta, findo o meu dia, pronta para sonhar com a morte da bezerra.

(Se alguém quiser o link original onde o vídeo está hospedado, aqui vai ele: http://tvuol.tv/bvc55V).

Nenhum comentário:

Postar um comentário