Segundo dados do IBGE. a expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo consideravelmente nos últimos 30 anos (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/12/expectativa-de-vida-dos-brasileiros-aumenta-11-anos-informa-ibge.html).
No entanto, ninguém jamais terá conseguido frustrar a morte com tanta vêemencia como este mineiro aposentado de 66 anos. Francisco das Xagas Silva é uma verdadeira pedra no sapato da Grande Ceifadora. Segundo notícia publicada hoje no jornal Hoje em Dia online, há cerca de quatro anos ele teria sofrido "70 paradas cardíacas, em um período de 12 horas", tendo saído "quase que ileso" (http://www.hojeemdia.com.br/minas/mineiro-highlander-sobrevive-a-70-paradas-cardiacas-em-12-horas-1.22207).
Denominado na matéria de "Highlander" - personagem imortal interpretado por Cristopher Lambert em filme homônimo de 1986 - o Sr Francisco não deixa a menor sombra de dúvidas de que seu esporte preferido é ver a avó pela greta: "Antes disso, o aposentado, que trabalhava como eletricista, já teve úlcera supurada (aos 17 anos), tuberculose (aos 23 anos), sofreu trombose, quase teve que amputar a perna, mas perdeu o dedo do pé (aos 53 anos) e retirou três tumores benignos da próstata (58 anos)".
É pouco?
Então, tome mais. O seu currículo de teimosias é realmente de extasiar os mais céticos: após suas inúmeras paradas cardíacas, 14 dias em coma, uma ponte de safena e três stents (molas para abrir artérias), o mineiro pensa em pleitear o status de imortal sem nem sequer passar perto da Academia Brasileira de Letras: "Após o susto" - qual deles??? - "ele parou de fumar dois maços por dia e começou a frequentar a academia, pelo menos cinco veze por semana. A única coisa que o eletricista não conseguiu foi controlar a ingestão de doce, já que é diabético". Que bom! Seria muito chato para ele ter quebrado todos os recordes de auto-superação antes de atingir a média da expectativa de vida dos brasileiros: 73,4 anos em 2012.
Agora, cá para nós: se ficar comprovado que o segredo da longevidade está diretamente associado à vida em "terras altas", então serei eu a primeira a pleitear um rancho no cume do Pico da Bandeira. E tenho dito!
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário