Aconteceu com uma senhorinha idosa, mas poderia ter acontecido com qualquer infeliz em tenra idade: impregnada de boa vontade, mas sem permissão para tanto, "mulher de 80 anos tentou restaurar por conta própria uma obra do pintor espanhol do século 19 Elías García Martínez e acabou danificando a pintura" (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1140947-idosa-tenta-restaurar-pintura-do-seculo-19-por-conta-propria-e-danifica-imagem.shtml).
A façanha da velha dama só foi descoberta depois que funcionários do Centro de Estudios Borjanos foram a Igreja Santuario de Misericordia buscar o quadro doado por uma descendente de Martínez.
Tarde demais!
A progressão das imagens publicadas em notícia veiculada hoje pela Folha de S. Paulo online não deixam margem para dúvida: a barbeiragem foi de lascar! Desfigurado e irreconhecível, a imagem do Cristo concebida pelo pintor espanhol acabou rebaixada à condição de bonequinho pedagógico - aquele feito com uma bola e vários risquinhos. Tudo feito com a melhor da intenções... Não é à toa, portanto, que o inferno anda cheinho delas.
A lição que fica? Por ter confundido a "transfiguração do Cristo" com a "desfiguração do Cristo", essa senhora bem que merecia um exame audiométrico.
A autora criou esse blog para divagar sobre o que lê diariamente nos jornais, com foco principalmente (mas não exclusivamente) na cobertura diária de ciência. Suas principais armas são a ironia de inspiração machadiana e um computador bacaninha (ela tirou o escorpião do bolso e comprou um de verdade). Ao citar alguma passagem, por favor, dê créditos para a autora: até para as grandes bobagens o direito autoral é inalienável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário