UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Pré-Natal

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pré-Natal

Todo final de ano, o ritual se repete: correria desenfreada, ruas cheias, chuva fora de hora, trânsito caótico. Este período que antecede o Natal é tanto mais complexo quando se percebe que o pré-natal deveria ser um momento de gestação da vida. Mas não! Nessa época, tem-se justamente a impressão oposta: está todo mundo correndo como se estivesse pela hora da morte.

A prova mais cabal deste estado de espírito - nada natalino, por sinal - é que os bebês de hoje já estão cansados de antes de virem ao mundo. Pelo menos, é o que sugere notícia publicada hoje no jornal Folha de S. Paulo online. "Os seres humanos adquirem a capacidade de bocejar ainda na barriga da mãe, indica um estudo publicado na revista científica de acesso livre 'PLoS ONE' " (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1189189-fetos-sao-capazes-de-bocejar-afirma-pesquisa-britanica.shtml).

Realizada por pesquisadores da Universidade de Durham e da Universidade de Lancaster (RU), a descoberta "foi feita usando a tecnologia 4D, um tipo de ultrassom que permite ver detalhes tridimensionais dos fetos em tempo real". Foram analisados 15 fetos em diferentes fases do pré-natal, entre a 24ª e a 36ª semana de gestação.

Isto posto, só me resta desejar aos meus leitores insones um "pré-natal" mais sereno e mais pleno de vitalidade, porque para mim, já deu.  Estou igual a esses fetos: só bocejando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário