UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Saudades da Aurora

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Saudades da Aurora

O tema é cercado de tabus, mistérios e receios, mas nunca não deixa de mobilizar a curiosidade alheia...

Pois bem, se você morre de vontade de saber quando será a sua derradeira hora... então, de fato, chegou a sua hora - se não de passar desta para melhor, pelo menos de saber que o provável horário da sua morte está determinado geneticamente em você.

De acordo com notícia publicada no jornal O Globo online, "pesquisadores da Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), dos Estados Unidos, descobriram uma variação genética que afeta o relógio biológico do corpo humano de uma maneira que torna possível prever a hora do dia em que uma pessoa está mais propensa a morrer" (http://oglobo.globo.com/saude/gene-preve-hora-do-dia-em-que-pessoas-tendem-morrer-6770800#ixzz2CoTWD5Yy).
A notícia relata que, após analisarem o padrão de sono de 1.200 adultos saudáveis com 65 anos idade, os pesquisaadores conseguiram isolar uma molécula próxima a gene específico - o "period 1" - em grupos com comportamento de sono distintos. "Os resultados mostraram que pessoas com genótipos específicos tendem a morrer em horários também específicos, facilmente identificáveis", conclui a notícia.

Segundo o autor da pesquisa, Andrew Lim, a motivação genética para a morte estaria relacionada com o nosso relógio biológico interno, que "regula vários aspectos da biologia e do comportamento humano, tais como horários de sono preferidos, pico de desempenho cognitivo, e a duração de muitos processos fisiológicos". Dito de outra forma, significa dizer que o relógio biológico "também influencia o calendário de problemas agudos de saúde como derrame e ataque cardíaco."

Resta saber, claro, se a molécula dá uma forcinha para descobrir os horários prováveis para se morrer de de bala perdida (ou bem achada) e acidente de automóvel, isto é, de outras causas que não são geneticamente influenciadas, como o câncer e o acidente vascular cerebral.

Enfim, se esta determinação for um dia realmente possível, de uma coisa a gente já pode ter certeza: aquele sambinha vai perder totalmente a sua razão de ser: "Sei que vou morrer/ não sei a hora/ levarei saudades da Aurora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário